FÉ E CRER, TEM ALGUMA DIFERENÇA?






TER FÉ E CRER, TEM DIFERENÇA?

Não é de hoje que tenho visto e ouvido pessoas dos mais variados níveis culturais dizendo que ter fé é diferente de crer, ou seja, são coisas distintas. Por sua vez, outros dizem que estamos fragmentando, dividindo algo que devem estar sempre juntos.
Diante desse impasse, eu resolvi explanar alguns pontos que poderão ser esclarecedores ao ponto de te ajudar a definir se há diferenças ou não entre fé e crer.
Convido os leitores a percorrerem por algumas passagens bíblicas e por algumas definições dos nossos dicionários da língua portuguesa.
Nos vernáculos dos nossos dicionários podemos averiguar as seguintes definições:

No dicionário dos sinônimos = Sinônimo de fé
34 sinônimos de fé para 6 sentidos da palavra :
Crença inabalável em algo:
Conjunto de dogmas religiosos:
Confiança absoluta em algo:
Comprovação de um fato:
Fidelidade a promessas:
Credibilidade de um documento:
Sinônimo de crer
Compartilhar
15 sinônimos de crer para 2 sentidos da palavra crer:
Acreditar:
Pensar:
Sinônimo de acreditar
Compartilhar
22 sinônimos de acreditar para 4 sentidos da palavra acreditar:
Crer:
Achar:
Abonar:
Credenciar:

Busca por fé  

https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=f%E9

·         s.f. Crença; convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade. Religião;...

  Significado de Crer

v.i. Ter fé, ter crenças religiosas: feliz é aquele que crê. Crer em si; ter confiança em seu próprio valor: creio em mim. v.t.d e v.t.i. Considerar como verdadeiro; acreditar: cremos na recuperação. Considerar alguém sincero: cremos em você. Considerar possível; desejar: creio que conseguirei um trabalho. Imaginar ou supor: não posso crer que ele tenha assim procedido.

SIGNIFICADO DE FÉ NA ORIGEM HEBRAICA E GREGA

No idioma hebraico, um dos registros mais antigos da palavra , "emuná", aconteceu no livro de Habacuque, volume sagrado da  judaica, também presente no Velho Testamento da Bíblia Sagrada cristã. Os principais significados da palavra "emuná" são: fidelidade, confiança e lealdade.

Significado de Fé - Conceito, Definição e O que é Fé

Dicionário informal (SP) em 23-04-2010 

Significado de Fé:

No grego a palavra  é "PISTIS", no hebraico é "EMUNAH". 
No hebraico a palavra 
 quer dizer: confirmar aquilo que está escrito, se tratando de , seria vivermos conforme está escrito na Bíblia Sagrada, é você crer na veracidade e infalibilidade da Bíblia, é obedecer aos seus ensinamentos. Do livro do Rabino Marcos Barreto.

Exemplo do uso da palavra Fé:

Existe diferença entre  e crer. Você pode crer em qualquer coisa, mas a  só pode ser no Senhor, pois a  vem somente de uma maneira e é ouvindo a palavra do Eterno.


FÉ PARA CURAR E PARA SALVAR PELOS VERSÍCULOS DA BÍBLIA.

Mateus 9:22
Então Jesus voltou-se e assim que viu a mulher lhe disse: “Anime-se grandemente, filha, a tua fé te salvou!” E, desde aquele momento, a mulher ficou sã.

Lucas 7:50
E Jesus revela à mulher: “A tua fé te salvou; vai-te em permanente paz”.

Lucas 8:48
Ao que Jesus lhe afirmou: “Filha! A tua fé te curou; vai-te em perfeita paz”. Jesus ressuscita a filha de Jairo.


Marcos 5:33-34 Então, a mulher, assustada e trêmula, sabendo o que lhe tinha sucedido, aproximou-se e prostrando-se aos seus pés declarou-lhe toda a verdade. 34 E Jesus afirmou-lhe: “Minha filha, a tua fé te salvou! Vai-te em paz e estejas liberta do teu sofrimento”. 

CRER PARA SER SALVO, LIBERTO. CRER EM JESUS, CRER NAS PALAVRAS ESCRITAS.

... 14 Se com tua boca confessares que Jesus é Senhor e creres em teu coração que Deus o ressuscitou...Marcos 16:16 Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado! 16... Aquele que crer e for batizado será salvo Todavia quem não crer será condenado! João Ferreira de ...
http://bibliaportugues.com/mark/16-16.htm
... Salmos 22:5 Clamaram a ti e foram libertos; em ti creram, e não se desapontaram. 22-5.htm Bíblia... e foram libertos em ti creram e não se desapontaram João Ferreira de Almeida Atualizada A ti clamaram... creram e não se desapontaram ...
http://bibliaportugues.com/psalms/22-5.htm

... João 10:42 E, naquele povoado, muitos creram em Jesus. 10-42.htm Bíblia João Capítulo 10 Verso 42... João 10 42 Versos Paralelos Bíblia King James Atualizada E naquele povoado muitos creram em Jesus... João Ferreira de Almeida Atualizada E muitos ali creram nele King James Bible And many believed on him ...
http://bibliaportugues.com/john/10-42.htm
... João 5:47 Mas, se não credes em seus escritos, como crereis em minhas palavras?” 5-47.htm Bíblia... em seus escritos como crereis em minhas palavras João Ferreira de Almeida Atualizada Mas se não credes... nos escritos como crereis nas minhas palavras King James Bible But if ye believe not his writings ...

NÍVEIS DE FÉ É BIBLICO? OU TEM ALGUMAS CONDIÇÕES?

Notamos em algumas passagens da bíblia que não fala nada a respeito do nível de fé, mas, apresenta uma condição bastante interessante.
Confessar, cravar em seu coração, receber como verdade, ouvir e tomar conhecimento, passar a entender como uma verdade e provar dela.
Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.
Moisés descreve desta forma a justiça que vem da lei: "O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas".
Mas,a justiça que vem da fé diz: "Não diga em seu coração: ‘Quem subirá ao céu? ’ (isto é, para fazer Cristo descer) ou ‘Quem descerá ao abismo? ’ " (isto é, para fazer subir Cristo dentre os mortos).
Mas o que ela diz? "A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração", isto é, a palavra da fé que estamos proclamando:
Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.
Como diz a Escritura: "Todo o que nele confia jamais será envergonhado".
Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,
porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! "
No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: "Senhor, quem creu em nossa mensagem? "
Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. 
Romanos 10:4-17

Percebemos nos versículos do capítulo 10 do livro aos Romanos que é falado da fé e o crer como sinônimos atrelados. Se substituirmos a palavra crer pela palavra fé entenderemos da mesma forma. Se substituirmos a palavra fé pela palavra crer entenderemos da mesma forma.
Não há pesos diferenciados para as duas palavras no contexto literário hermenêutico, porém, vemos que para crer ou ter fé o autor deixa claro que não importa a vida pregressa, ou se é judeu ou gentio. O fato é que, se invocar, se confessar com a boca, se fizer parte dos seus sentimentos quando diz:

Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

Percebemos que a fé e o crer vem pelo ouvir, receber como verdade, confessar com a boca e em confessando você está declarando que crê naquilo que ouviu e está repetindo e confessando.
A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração", isto é, a palavra da fé que estamos proclamando:

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Daí vemos o Senhor Jesus dizendo, a sua fé te salvou, a sua fé te curou, a sua fé te libertou.
Veremos novamente para confirmar a igualdade.
Daí vemos o Senhor Jesus dizendo, o se crer te salvou, o seu crer te curou, o seu crer te libertou.

Não vejo nenhum amparo no autojulgamento de ser ou não merecedor do milagre ou da cura. Vejo sim, conhecer as palavras, confessar as palavras independente do que fez ou deixou de fazer, reconhecer em Jesus como o único caminho, a verdade e a vida. Dessa forma, também não concebo a possibilidade dos níveis de fé, não há como mensurar o tamanho da fé para receber se está crendo.

A SUA FÉ E  A ENTREGA TORNAM AS COISAS POSSÍVEIS.

E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão". Mateus 21:22

Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. João 20:31

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1:17

....mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. 1 Timóteo 1:19

Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Tiago 2:18

Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Tiago 2:22

Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé. Gálatas 3:9

Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus. Marcos 11:22

Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé! Lucas 17:5

Jesus lhe disse: "Recupere a visão! A sua fé o curou". Lucas 18:42

Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7

Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança. Gálatas 5:5

há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, Efésios 4:5

Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa.1 Timóteo 3:9

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. Tiago 1:3

pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.      1 Pedro 1:9

visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos. Romanos 3:30

Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados". Marcos 2:5

Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou". Lucas 17:19

Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão. Gálatas 3:7

Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, Gálatas 3:26

MEU PARECER PESSOAL

Eu pessoalmente não vejo diferença entre fé e crer, porém, já ouvi e ouvi inúmeras vezes pessoas responderem da seguinte forma quando pergunto:
Você crê que pode ser curado(a)? Sim, acredito, porém, sinto que minha fé é pequena para receber.

Vemos aqui tacitamente que a pessoa não se vê merecedora da cura. Embora ela tenha dito que a fé é pequena, ela acredita que a medida de fé não seja o suficiente para obter a sua cura.
Nesse momento percebemos que a própria pessoa se auto julga; muito provavelmente ela tenha feito um censo crítico entre seus atos inconsequentes e por demais graves ao ponto de não obter créditos diante de Deus para ser curado.

Notem que, a própria pessoa faz a distinção entre a fé e o crer. Vemos aqui que a pessoa não tem dúvida em acreditar que é possível, porém, tem dúvidas quanto se sua fé é suficiente para receber a cura.
Contudo, vemos claramente que fé e o crer são sinônimos, mas, aprendi que a fé ou o crer vem de práticas de credibilidade e de confissões da palavra de Deus.

Algumas condições são sine qua non, digamos que imprescindíveis para se obter da fé ou do crer o melhor que se possa usufruir com sabedoria e gratidão sempre.
Fiquem com Jesus, o nosso autor e consumador da fé.

Roberto Polido.



APROVEITE PARA LER OS MAIS LIDOS DO ANO