QUAL FOI O MOTIVO DE JESUS SAIR DE NAZARÉ APÓS A PRISÃO DE JOÃO BATISTA?


QUAL O MOTIVO E PROPÓSITO DE JESUS VOLTAR PARA GALILEIA APÓS A PRISÃO DE JOÃO BATISTA?

JESUS ASSUME O POSTO DE JOÃO BATISTA E CUMPRE PROFECIA.



Cada dia que eu me deparo com as escrituras sagradas eu me surpreendo com os feitos espetaculares de Jesus. Lendo o capítulo 4 do livre de Mateus que trata sobre a tentação de Jesus perante o diabo. Sabemos pois que Jesus havia se preparado para aquele embate, sabia antecipadamente que deveria jejuar por 40 dias e 40 noites. Vale salientar que aquele vitorioso jejum não foi apenas para vencer o mal, mas foi para nos dar o direito de escolha e passibilidades para dali em diante vivermos um modo de vida muito melhor que antes de sua vinda.

Jesus mesmo antes de consumar seu plano glorioso na cruz vinha fazendo em meio aos sinais prodígios e maravilhas procedimentos estratégicos para garantir um reino aprazível para todos aqueles que o reconhece como Senhor e Salvador. Esse precioso tesouro que relata a tentação não é o que quero nesse momento relatar as minhas surpresas escatológicas.

O que desejo expor aos diletos leitores é o despertar da percepção nas entrelinhas da Bíblia que o tempo todo Jesus cumpria as profecias n’Ele. Seus ensinos, suas atitudes sempre estavam pautados nas escrituras sagradas. E, para chegarmos em uma conclusão plausível e crível temos que conhecer alguns detalhes da vida de João Batista.



Podemos ver abaixo nos versículos 12 ao 17 do capítulo 4 de Mateus que Jesus tomou uma atitude que inicialmente nos parece que a notícia da prisão de João Batista o havia abalado trazendo medo afetando sua alma. Muito pelo contrário, vamos perceber que não se tratava de pavor ou medo de ser preso como João Batista. Para entendermos na intimidade o significado dessas passagens vamos dissecar cada versículo, só assim poderão se surpreender como eu fui.

12 Jesus, entretanto, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia.
13 E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali.  
14 Assim cumprindo-se o que fora dito pelo profeta Isaías:  
15“Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios!
16 O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que estavam detidos na região e sombra da morte, a luz raiou”.
17 Daquele momento em diante Jesus passou a pregar e dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus!” Mateus 4 KJA.

HABITAÇÃO DE JESUS EM CAFARNAUM.


Versículo 12 Porque Jesus voltou para a Galiléia? Porque Ele foi habitar em Cafarnaum?
Primeiro vemos que ele Jesus voltou para a região da Galiléia, significando que Ele estava lá fazendo algo muito importante. O que poderia ser?

Segundo, deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum. Habitar carrega um significado de moradia fixa. E em Nazaré Ele habitava ou estava de passagem? Porque? Havia alguma estratégia nisso?
A grosso modo inicialmente nos parece até uma teoria da conspiração!!

Voltemos então ao nosso plano investigativo e científico a fim de descobrirmos o plano de Jesus ao cumprimento de toda escritura. Voltemos então para o momento em que Jesus estava na Galiléia antes da prisão de João Batista. Certamente obteremos algumas respostas um tanto convincentes.
Antes porém, precisamos entender alguns pilares que sustentarão nossas boas suspeitas de que Jesus tomou atitudes de suma importância para o futuro do evangelho e para atingir seus objetivos missionários.

Nos dias atuais o percurso de carro de Nazaré até Cafarnaum leva por volta de 50 minutos com uma distância de 48 quilômetros. Jesus poderia ter percorrido por outro caminho quem até passado por Tiberíades reduzindo essa distância, contudo não temos como provar essa referência.



💥
💢

A IMPORTÂNCIA DE JOÃO BATISTA NO PLANO DIVINO.

João Batista foi o precursor que anunciava a vinda do Reino de Deus, através desse homem considerado muito além de especial, representava o próprio Deus na terra. João trazia em sua pregação o arrependimento dos pecados e com isso o perdão divino e na sequência o batismo nas águas como símbolo de perdão e salvação com direitos ao reino dos céus.

1 Naqueles dias surgiu João Batista pregando no deserto da Judéia; e dizia:
2“Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”.
3 Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR, endireitai as suas veredas”. Mateus 3 KJA.

Jesus por sua vez confirmava a importância do trabalho precursor de vanguarda que Lhe garantia a eficiência do projeto divino. Podemos ler em Mateus 11:10 o quanto Ele o valorizava.

Mateus 11:10 KJA Este é aquele a respeito de quem está escrito: “Eis que Eu enviarei o meu mensageiro à frente da tua face, o qual preparará o teu caminho diante de Ti”. 11 Com toda a certeza vos afirmo: Entre os nascidos de mulher não se levantou ninguém maior do que João, o Batista; entretanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. 12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de violência se apoderam dele.

                                                           💢

A PROFECIA DO PROFETA ISAÍAS SE CUMPRINDO COM JESUS E EM JESUS.



Isaías 9: KJA 1 Apesar de tudo, eis que não haverá mais escuridão para todos quantos estavam desesperançados. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali; contudo, no futuro cobrirá de glória a Galileia dos gentios, o caminho do mar, o Além do Jordão, gelîl ha-goym, o distrito das nações.
2 O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na terra da sombra da morte resplandeceu a luz.
3 Multiplicaste o povo, deste-lhes grande alegria; eles alegraram-se na tua presença como se alegram os ceifadores na ceifa, como se regozijam os que repartem os despojos de guerra.
4 Porque o jugo que pesava sobre eles, a canga posta sobre seus ombros, o bastão e a vara de castigo do seu opressor, tu o despedaçaste com dia da derrota de Midiã.
5 Em verdade, toda a bota de guerreiro usada no combate e toda a veste revolvida em sangue serão queimadas, como lenha no fogo.
6 Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai-Eterno; Sar-Shalom, Príncipe-da-paz.
7 Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei se multiplicará sobremaneira, e haverá plena paz em todo o seu Reino. As bases do seu governo serão a verdade e a justiça, desde agora e para sempre, o zelo o Yahweh, o SENHOR dos Exércitos, fará com que tudo isso se realize!

A terra de Zebulom e de Naftali.


Aqui poderemos ver um breve relato dos acontecimentos e possibilidades para entendermos melhor a decisão de Jesus deixou Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali.
 

“Mateus 4:12 fala do aprisionamento de João, que pôs fim ao seu ministério. Nesse ponto, o ministério de Jesus começou ‘oficialmente’. O texto não diz por que, quando ouviu falar da prisão de João, Jesus foi para a Galileia; só diz que Ele fez isso. (Ver também Mc 1:14-16; Lc 4:14.).
Porventura, enquanto João ainda estava pregando, Jesus teria desejado ser mais discreto para que não surgisse rivalidade? O verbo grego em Mateus 4:12, muitas vezes traduzido como ‘voltou’ (NVI) ou ‘foi’ (NTLH), pode dar a ideia de ‘retirar-se’, no sentido de evitar perigo. Assim, com Sua usual prudência, talvez Jesus estivesse tentando evitar problemas.”

No meu simplório conceito e consideração vejo como o arquiteto de um plano infalível que em certos momentos precisava dar espaço para João Batista alcançar o maior número de correligionários que seguiram levando seu trabalho muito além de sua morte. Consideramos isso quando podemos ver em Atos 19 o encontro de Paulo (por volta de 60 d.C) com aqueles que foram batizados no padrão de João Batista.

1 E aconteceu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões altas, e chegando a Éfeso, encontrou ali alguns discípulos 2 e lhes indagou: “Recebestes o Espírito Santo na época em que crestes?” Ao que eles replicaram: “De forma alguma, nem sequer soubemos que existe o Espírito Santo!” 3 Diante disso, Paulo questionou: “Ora, em que tipo de batismo fostes batizados, então?” E eles declararam: “No batismo de João”. 4 Então Paulo lhes explicou: “O batismo realizado por João foi um batismo de arrependimento. Ele ordenava ao povo que cresse naquele que viria depois dele, ou seja, em Jesus!” 5 E, compreendendo isso, eles foram batizados no Nome do Senhor Jesus. 6 Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo e começaram a falar em línguas e a profetizar. 7 Eram ao todo cerca de doze homens. Atos 19 KJA (Paulo por volta de 60 d.C).

Mateus 4:13-16 (ver também Is 9:1-2) fala que Jesus Se estabeleceu na área de Zebulom e Naftali. O que esses versos dizem sobre o ministério de Jesus?” 

“13 e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; 14 para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: 15 Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! 16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.”

(Mateus 4:13-16). “Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios.

O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.” (Isaías 9:1-2). “O ministério de Jesus trouxe luz à Galileia, uma região dominada pelas trevas espirituais e habitada por pagãos misturados com descendentes das tribos de Israel.”

JESUS TINHA MUITAS BOAS RAZÕES PARA SAIR DE NAZARÉ.

“Zebulom e Naftali foram dois filhos de Jacó (ver Gn 35:23-26), e seus descendentes se tornaram duas tribos que acabaram se estabelecendo na bela região norte de Israel.”

“Infelizmente, essas duas tribos estavam entre as dez que renunciaram à fé em Deus e se voltaram para as coisas do mundo. Muitos profetas do Antigo Testamento protestaram contra o pecado, o mundanismo e a maldade dessas tribos do norte que, por fim, foram derrotadas pelos assírios, os quais as espalharam por todo o mundo conhecido na época. Por sua vez, os gentios se estabeleceram em Israel, e a Galileia passou a ser um local confuso e obscuro, com população mista. O profeta mais famoso da Galileia foi Jonas, o que pode nos dizer algo sobre o nível de lealdade que a população tinha para com Deus.”

“Apesar dos problemas da Galileia, havia uma bela profecia em Isaías referente à obscura terra de Zebulom e de Naftali, a qual dizia que até ‘aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz’ (Mt 4:16). Em outras palavras, nesse lugar, em que a necessidade era tão grande, onde as pessoas eram consideradas rudes, atrasadas e sem refinamento, Jesus foi viver e trabalhar entre elas. Por mais exaltado que Ele houvesse sido, vemos que estava disposto a humilhar-Se em favor de outros. Vemos aqui, também, outro exemplo de como o Antigo Testamento ocupou um lugar central no ministério de Jesus.”

ONDE JOÃO BATISTA PREGAVA?



O que sabemos do Batista é contado no início dos evangelhos, em relação ao início da missão de Jesus:
Mateus 3:1-6 Naqueles dias apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia... Então vieram até ele Jerusalém, toda a Judeia e toda a região vizinha ao Jordão.
Marcos 1:4-5 João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados. E iam até ele toda a região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram batizados por ele no rio Jordão.
Lucas 3:2-3 a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a região do Jordão, proclamando um batismo de arrependimento.
João 1:19-33 não fala do local, apenas que os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para o interrogar lá onde ele batizava.
Desses textos resulta bastante claro que João vivia em locais longe das multidões e que essas, porém, vinham até ele.
É importante lembrar que é provável que exerceu seu "apostolado" na região do Rio Jordão. Isso significa que não é exatamente deserto, pois onde há água há vida e até hoje o vale do Jordão é uma zona muito fértil. É, claro, uma região árida, mas não tem nada a ver com a imagem de deserto, aquela do Saara, que é típica do nosso entendimento.

O QUE JOÃO BATISTA PREGAVA?

Quem era este mensageiro e o que ele anunciava?

João Batista viveu em uma época muito perturbada da Palestina, também de muitas expectativas. O povo estava na situação limite de resistência (Mc 6:34). Encontramos João no deserto de Judá nas cercanias de Jericó no lugar chamado Enon lugar de fontes de águas. Ele pertencia ao movimento profético de libertação da Palestina. É ele que prepara o caminho da vinda do messias, através da profecia, tendo como modelo outro profeta do Antigo Testamento: Elias. Sabemos que Elias ergueu sua voz contra Acab denunciando a manipulação que fazia da religião para explorar o povo, opôs-se injustiças e a arbitrariedade do poder político, permanecendo ao lado do povo e o encorajando que Deus iria julgar todos estes desmando com a força de seu poder (cf 1 Rs 17-21).
No profeta João Batista aparece o retorno desta voz profética contra tudo o que explora, domina, escraviza, exigindo conversão. Assim o deserto se torna o lugar do encontro com o movimento profético para preparar o caminho da chegada do Messias.

O que João Batista pregava?
1 - Um batismo de conversão para o perdão dos pecados.
2 - A chegada de alguém mais forte do que ele que trará o Espírito Santo.

Concluindo:

A descrição da história de sua vida aparece em Marcos 6:14-20. Por causa da denúncias das injustiças cometidas pelo Rei Herodes Antipas sua cabeça rola para a alegria dos palacianos que participavam de um banquete na fortaleza de Macaronte (no território da atual Jordânia) O que eles queriam era a morte do Projeto de João, pensando que com sua morte morreria sua proposta de libertação. É a história que se repete também com a morte de João Batista.
Mateus 3:1-3 Naqueles dias João Batista foi pregar no deserto da Judeia, 2 dizendo: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo.” 3 De fato, esse é aquele de quem se falou por meio de Isaías, o profeta, com estas palavras: “A voz de alguém está clamando no deserto: ‘Preparem o caminho para Deus! Endireitem seus caminhos.’” 

Já dissemos mais de que uma vez; Deserto não quer dizer Lugar Extensamente desabitado. Quem seria "maluco" de fazer um discurso de 1 hora no centro do SAARA. Este deserto era uma distância longe do centro de uma cidade. Ex. Zona Central, depois bairros e Vilas e depois "zona" Rural. Ver o verso 5 "E o povo de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região em volta do Jordão ia ao encontro dele"

NOTA: Deserto. O termo pode se referir a regiões ermas, pouco habitadas, não cultivadas ou estéreis. Nem sempre a palavra se refere a um deserto de areia. Fonte: Apêndice 5 TNM 2015.


Não temos informações dos textos bíblicos que possam provar o lugar do início de sua pregação. Mas recolhendo as informações que os evangelhos nos fornecem e os apócrifos, podemos reconstruir estas informações.

Local da origem de João Batista.

Sabemos pelos evangelhos sinóticos, que os pais de João Batista foram Zacarias que servia no Templo de Jerusalém como sacerdote e Isabel, prima de Maria. Os evangelhos ainda nos falam da visita de Maria a Isabel onde ela foi prestar serviços antes do nascimento de João. Este nasceu sete meses antes de Jesus.
A família de João Batista vivia em Ain Karin, nas cercanias de Jerusalém (7,5 Km ao oeste de Jerusalém) nas montanhas do deserto da Judéia. Embora de origem de família sacerdotal, ele não exerceu este serviço no Templo de Jerusalém como seu pai fazia. Ain Karin é considerada a terra natal de João Batista, desde que o diácono Teodósio por volta de 520 d.C. registrou em seu livro (De Situ Terrae Sanctae).
João assim aparece como pregador de penitência nos desertos da Peréia (conforme T. W. Manson, The servant Messiah, Cambridge 1953.), circulando por estes desertos atraia uma multidão que buscavam seu batismo para remissão dos pecados.
Sua forma de vida e a cerimônia de Batismo fora dos tanques e reservatórios de água de Qumran atestam que ele era vizinho a estes judeus piedosos, mas não compartilhava das idéias do grupo dos essênios.
Os evangelhos nos falam que João batizava no Jordão, neste rio foi Jesus batizado, mas também em outros lugares do deserto como em Enom perto de Salim onde havia abundância de água, região central da Palestina no tempo de Jesus.

FINALIZANDO:

Me convenço em 100 % sobre a morada oficial de Jesus na cidade de Nazaré local onde podemos ver que possivelmente ele habitava na casa dos pais.
Sua decisão de sair de Nazaré em direção a Cafarnaum após a prisão de João Batista foi uma decisão para o cumprimento da profecia de Isaías onde concluímos que era uma região muito carente sobremaneira dos preceitos divinos. Um povo considerado como desviados dos caminhos do Senhor.
João Batista sabia disso e Jesus por sua vez também sabia, dada a importância d’Ele sair de Nazaré para Cafarnaum.
Por outro lado diz que Jesus foi habitar em Cafarnaum e creio que muito provavelmente na casa de Pedro.
13 E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali.  

Nota: Eu pude pessoalmente conhecer Cafarnaum, fui até a antiga casa de Pedro e habitação de Jesus por um longo tempo. Pude contemplar que a casa de Pedro ficava menos de 100 metros da beira-mar (Mar da Galiléia). Nos dias de hoje a distância entre Nazaré e Cafarnaum é de 47 km, uma distância considerável para andar a pé.

A pregação de João Batista foi no deserto (Peréia e Judéia e circunvizinhanças em Enom perto de Salim), no Rio Jordão, onde nasciam os movimentos de libertação nesta época conturbada da história de Israel. O deserto sempre foi lugar de proteção para os grupos que contestavam a oficialidade, com João Batista não foi diferente.
Diante dos fatos expostos concluo que Jesus assumiu rapidamente o papel de João Batista anunciando o reino que havia de vir, além de batizar, ensinar e curar com ajuda de seus discípulos.
Além de substituir a tarefa de João Batista levou luz e um despertamento para um povo e região onde havia trevas e desvios. Embora não temos muitas informações dos encontros de Jesus com João, pois temos dois momentos registrados como encontros entre eles. Mesmo com poucos encontros corpo a corpo foi suficiente para Jesus assumir as incumbências de João Batista, fato que precede a conceito humano, mas, de conteúdo divino prévia estabelecido por Deus antes mesmo de ambos estarem encarnados.
16 O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que estavam detidos na região e sombra da morte, a luz raiou”.

17 Daquele momento em diante Jesus passou a pregar e dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus!” Mateus 4 KJA.

Finalizo com o versículo 17 de Mateus 4:

17 ............ “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus!” Mateus 4 KJA.



APROVEITE PARA LER OS MAIS LIDOS DO ANO