OS OSSOS DE JESUS - O QUE ACONTECEU?




OS OSSOS DE JESUS


A pergunta inicial é!, porque os ossos de Jesus?

Por que desejo compartilhar algo de grandíssima significância e que passa desapercebido por muitos.
Quando dizemos que Jesus é o cordeiro imaculado que foi morto pelos pecados de muitos, entendemos que em lugar do cordeiro animal, Ele se fez no lugar, na propiciação, e na expiação o fez.

Jesus veio cumprir todas as profecias a seu respeito e aproveitou para acabar com as inúmeras confusões a respeito dos sacrifícios de holocaustos dos animais. Para isso, Ele se identifica com o animal mais puro da época. Esse animal sem manchas e sem defeitos.
Assim foi Jesus, sem pecado e sem defeitos.

Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! Apocalipse 5:12 NVI
mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, 1 Pedro 1:19 NVI





MÉTODOS DE CRUCIFICAÇÃO.


A crucificação era uma forma temida e vergonhosa de execução. A vítima era forçada a carregar sua cruz pelo caminho mais longo até o local da execução.
O método da crucificação adquiriu grande importância para o Cristianismo, já que de acordo com os cristãos Jesus de Nazaré havia sido entregue pelos judeus aos romanos para crucificação.
No caso de Jesus parece ter sido esse castigo feito de modo severo, antes da sentença final, considerando os castigos impetrados pelo sinédrio e posteriormente pela corte romana local. Isso servia como advertência aos espectadores.


OBS: Recomendo a leitura mais abrangente e ampliada nessa obra.

Jesus Cristo foi pregado na cruz, mas por vezes o condenado era apenas atado a esse instrumento de suplício, visto que o tempo de agonia do criminoso era extraordinariamente prolongado. Entre os judeus, algumas vezes o corpo de criminosos era pendurado numa árvore; mas não podia ficar ali durante a noite porque era "maldito de Deus" e contaminaria a terra.

Segundo a Bíblia, nesse ato foi colocado um pedaço de madeira sobre a cabeça do réu (Mt 27.37; Mc 15.26; Lc 23.38; Jo 19.19), com uma inscrição de poucas palavras que exprimiam o crime: INRI, ou Iesus Nazarenus Rex Ioderum, ou Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus. Jesus carregou a cruz até o lugar da execução e este trajeto público e penoso é chamado de Via Crucis.





ENTENDENDO PORQUE DOS OSSOS DE JESUS.


Cada passo, cada decisão, cada palavra, cada resposta feita por Jesus tinha um significado a temporal, digo que fazia efeito no presente e marcou o futuro do mundo. Jesus como um bom judeu sabia perfeitamente o significado do sacrifício pascal. Haja vista o grau de importância e seus significados na questão da remissão dos pecados.
O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.
Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol. Êxodo 12:5-6 NVI.
Quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘O que significa esta cerimônia?
Respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios". Então o povo curvou-se em adoração. Êxodo 12:26,27 NVI.

Os detalhes da morte de Jesus são especialmente importantes no relato de João, porque ele foi uma testemunha ocular da crucificação. Vemos abaixo relatos de João trazendo a memória as profecias que estavam se cumprindo no advento da crucificação de Jesus.

Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: "Nenhum dos seus ossos será quebrado", João 19:36 NVI.

Notem que João disse, para que se cumprisse a Escritura; essa profecia confrontou os costumes romanos da época.


COSTUME DA QUEBRA DOS OSSOS.

Havia diferentes tipos de cruzes e vários métodos de crucificação, alguns eram amarrados, porém Jesus foi pregado na cruz no punho e nos pés.

Após a crucificação havia um costume romano de quebrar as pernas da vítima para acelerar a sua morte, nenhum dos ossos de Jesus foi quebrado.
Esse era o Dia da Preparação, e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Por não quererem que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que ordenasse que lhes quebrassem as pernas e os corpos fossem retirados.
Vieram, então, os soldados e quebraram as pernas do primeiro homem que fora crucificado com Jesus e em seguida as do outro.
Mas quando chegaram a Jesus, percebendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.
Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água.
Aquele que o viu, disso deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, e dela testemunha para que vocês também creiam.
Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: "Nenhum dos seus ossos será quebrado, João 19:31-36 NVI


COSTUME DE NÃO QUEBRAR OS OSSOS.


Os judeus foram ensinados que os animais oferecidos em holocausto para Deus deveriam serem perfeitos, sem manchas e sem defeitos, inclusive não deveriam quebrar nenhum osso.
Jesus morreu como os cordeiros que eram sacrificados para a refeição da Páscoa. Nenhum osso destes cordeiros sacrificiais poderia ser quebrado (Ex.12:46; Nm 9:12). Jesus, o Cordeiro de Deus, foi um sacrifício perfeito pelos pecados do mundo (1 Co 5:7).

e, como diz a Escritura noutro lugar: "Olharão para aquele que traspassaram". João 19:37.

Vocês a comerão numa só casa; não levem nenhum pedaço de carne para fora da casa, nem quebrem nenhum dos ossos. Êxodo 12:46 NVI.

Não deixarão sobrar nada até o amanhecer e não quebrarão nenhum osso do cordeiro. Quando a celebrarem, obedeçam a todas as leis da Páscoa. Números 9:12 NVI.

Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. 1 Coríntios 5:7 NVI.

A preservação dos ossos significava integridade e também como símbolo de uma nova vida. Podemos dizer que através do DNA do osso sem defeito dá origem a uma nova vida; vemos isso a narrativa do “vale de ossos secos” em Ezequiel 37.

Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel.
E, quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor.
Porei o meu Espírito em vocês, e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e o fiz seus companheiros, palavra do Senhor. Ezequiel 37:12-14 NVI




DAVI, O SALMO 34 E JESUS.


O tema é muito rico e cabe uma vasta explanação a respeito, porém, basta agora frisar alguns pontos de grandíssima importância.
Davi pelo Espírito Santo e a fonte inesgotável de acesso ao Deus Pai recebia toda espécie de resposta para si e dividia com todo aquele se precisasse um a parte com Deus.

E o quero chamar a sua atenção está no último versículo 20; antes vemos Davi ensinando a se comportar como um filho verdadeiro, como um cordeiro puro, como o Senhor Jesus. No versículo 20 vemos a ciência de Davi com relação a proteção do corpo, a proteção dos ossos vindo de Deus. Não obstante, vemos conselhos práticos na parte psicológica e espiritual.

Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;
o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal, para apagar da terra a memória deles.
Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.
O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.
O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas; protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado. Salmos 34:15-20 NVI.

Por fim, vemos Davi considerando que até os ossos são preservados dos justos, daqueles que temem e obedecem a Deus.


PORQUE OS OSSOS NÃO FORAM QUEBRADOS?


Certamente você já sabe que era um costume romano quebrarem os ossos das pernas para que o acusado sofresse muito mais. Todo peso do corpo sobre as pernas quebradas não teria nenhuma sustentação fazendo com que os braços ficassem muito mais doloridos com seus músculos dilacerados.

De alguma forma eles se satisfaziam com os gemidos e em pouco tempo a respiração estaria afetada pela pressão dos membros superiores comprimindo o pulmão.
A grande dificuldade ao respirar o forçava buscar forças nos braços para elevar o corpo para dar passagem ao oxigênio. Contudo, essa operação forçada vai se reduzindo até não poder mais.

Após a crucificação havia um costume romano de quebrar as pernas da vítima para acelerar a sua morte, nenhum dos ossos de Jesus foi quebrado.
Esse era o Dia da Preparação, e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Por não quererem que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que ordenasse que lhes quebrassem as pernas e os corpos fossem retirados.
Vieram, então, os soldados e quebraram as pernas do primeiro homem que fora crucificado com Jesus e em seguida as do outro.
Mas quando chegaram a Jesus, percebendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.
Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água.
Aquele que o viu, disso deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, e dela testemunha para que vocês também creiam.
Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: "Nenhum dos seus ossos será quebrado, João 19:31-36 NVI

Desse modo, acarreta acúmulo de água nos pulmões até chegar ao ponto de começar a engasgar e se afogar.
Haja vista o momento em que perfuram no seu lado onde se localiza o pulmão e acontece um afeito que deduz 100% que o acusado está morto.

Mas quando chegaram a Jesus, percebendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.
Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água. João 19:33:34 NVI.

Por fim, você deve estar dizendo que não quebraram os ossos de Jesus por que já estava morto. Certamente não está errado quando fazemos uma analogia com os procedimentos terrenos.
No entanto, quero alerta-lo que o fato de não terem quebrados os ossos de Jesus não foi meramente coincidência, foi muito mais que coincidência. Estamos falando de algo muito maior, algo que suplanta o terreno e transforma o espiritual.

Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem! Mateus 18:7NVI.

Lucas 17
1 Então Jesus declarou aos seus discípulos: “É inevitável que fatos ocorram que levem o povo a tropeçar na fé, mas ai da pessoa por meio de quem vêm os escândalos!

Está mais que claro o fato de os ossos das pernas não serem quebrados prova que, por mais que o mal intente e queira mostrar seu poder, Jesus aproveita para fazer com que seja útil para o seu propósito e não do diabo.
Cumpriu-se a profecia na íntegra e Ele foi representando fielmente ao cordeiro imaculado e foi o último até os dias de hoje.

Apocalipse 1:8
“Eu Sou o Alfa e o Ômega”, declara o Senhor Deus, “Aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Jesus aparece e revela a João.

Apocalipse 21:6
E declarou-me ainda: “Tudo está realizado! Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A todos quantos tiverem sede lhes darei de beber graciosamente da fonte da Água da Vida.

Apocalipse 22
12 Eis que venho sem demora! E trago comigo o galardão que tenho para premiar a cada um segundo as suas obras. 13 Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Derradeiro, o Princípio e o Fim. 14 Bem aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais. 



A SENTENÇA DE PILATOS CONTRA JESUS.


Cópia fiel da peça do processo de Jesus Cristo realizada por Pilatos, que se encontra no Museu da Espanha.

No ano dezenove de TIBÉRIO CÉSAR, Imperador Romano de todo mundo. Monarca invencível na olimpíada cento e vinte ... sob o regimento e governador da cidade de Jerusalém, Presidente Gratíssimo, PÔNCIO PILATOS. Regente na baixa Galiléia, HERODES ANTIPAS. Pontífice sumo sacerdote, CAIFÁS, magnos do Templo, ALIS ALMAEL, ROBAS ACASEL, FRANCHINO CENTAURO. Cônsules romanos da cidade de Jerusalém, QUINTO CORNÉLIO SUBLIME E SIXTO RUSTO, no mês de março e dia XXV do ano presente - EU, PÔNCIO PILATOS, aqui presidente do Império Romano, dentro do palácio e arqui-residente julgo, condeno e sentencio à morte, Jesus, chamado pela plebe - CRISTO NAZARENO - e Galileu de nação, homem sedicioso, contra a Lei Mosaica - contrário ao grande Imperador TIBÉRIO CÉSAR. Determino e ordeno por esta, que se lhe dê morte na cruz, sendo pregado com cravos como todos os réus, porque congregando e ajuntando homens, ricos e pobres, não tem cessado de promover tumultos por toda a Galileia, dizendo-se filho de DEUS E REI DE ISRAEL, ameaçando com a ruína de Jerusalém e do Sacro Templo, negando os tributos a César, tendo ainda o atrevimento de entrar com ramos e em triunfo, com grande parte da plebe, dentro da cidade de Jerusalém. Que seja ligado e açoitado, e que seja vestido de púrpura e coroado de alguns espinhos, com a própria cruz nos ombros, para que sirva de exemplo a todos os malfeitores, e que, juntamente com ele, sejam conduzidos dois ladrões homicidas; saindo logo pela porta sagrada, hoje ANTONIANA, e que se conduza JESUS ao Monte da Justiça chamado de CALVÁRIO, onde, crucificado e morto, ficará seu corpo na cruz, como espetáculo para todos os malfeitores e que sobre a cruz se ponha, em diversas línguas, este título: JESUS NAZARENUS, REX JUDEORUN. Mando, também, que nenhuma pessoa de qualquer estado ou condição se atreva, temerariamente, a impedir a justiça por mim mandada, administrada e executada com todo rigor, segundo os Decretos e Leis Romanas, sob pena de rebelião contra o Imperador Romano. Testemunhas da nossa sentença: Pelas doze tribos de Israel: RABAIM DANIEL, RABAIM JOAQUIM BANICAR, BANBASU, LARÉ PETUCULANI. Pelos fariseus: BULLIENIEL, SIMEÃO, RANOL, BABBINE, MANDOANI, BANCUR FOSSI pelo Império Romano: LUCIO EXTILO E AMACIO CHILCIO


JESUS VENCEU O MAL DE DUAS FORMAS.


1 Coríntios 10:32
Não vos torneis motivo de tropeço nem para judeus, nem para gregos, nem para a Igreja de Deus.

A influência de Roma e dos romanos em toda nação era perniciosa e maligna e os judeus em meio aos descontentamentos e a crucificação de Jesus insurgiram contra Roma e seus poderosos. Essa batalha se estendeu por mais de 60 anos após a crucificação de Jesus.

Roma simbolizava o próprio mal encarnado, porém foi útil para os propósitos de Deus no cumprimento da profecia que girava em torno de Jesus. Ai daquele por quem vier o escândalo, é fato que seria necessário algo ou alguém para dar início ao escândalo, assim foi Judas e Roma ao finalizar.

O diabo usou Judas e Roma para enganar e descredenciar o Filho de Deus, mas, Jesus tinha planos superiores e se permitiu ser conduzido por essa estratégia maligna para que no final houvesse a vitória sobre o pecado e a morte.

Ao se consumar tudo em Jesus, encerra-se as confusões em torno dos sacrifícios facciosos, rasga-se o véu da ignorância e rompe as deformações causadas pelo diabo. Jesus vence na terra e vence no céu, dando início a um novo tempo.

“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo” (Mateus 27:50-51a).

O véu sendo rasgado de cima para baixo é um fato histórico que mudou todo contexto da época, fato que veio até os dias atuais.  Em Hebreus 4 poderemos ver com detalhes o significado. Essas coisas eram uma sombra das coisas por vir, e todas apontam para Jesus. Ele era o véu do Santo dos Santos e, através de Sua morte, os crentes têm acesso direto a Deus.

Jesus Cristo, através de sua morte, removeu as barreiras entre Deus e o homem. Por isso podemos agora nos aproximar d’Ele com confiança e audácia. Satanás e seus intentos foram desmascarados, ao acesso ao Pai agora pode ser feito em Jesus, não há mais nenhum véu de impedimento, não há mais religiosidade, não há quem possa te impedir, somente você mesmo.

Leia mais detalhes em Hebreus 4:14-16.





APROVEITE PARA LER OS MAIS LIDOS DO ANO