JESUS APOIAVA A LUTA ARMADA!!!!????

JESUS APOIAVA O USO DE ARMAS? PORQUE VEMOS ISSO NA BÍBLIA?


Vendo essa pergunta e como um bom cristão que é vai responder prontamente que Jesus apoiava armas espirituais e não arma de combate corporal.
Aceito a sua resposta positivamente, porém, o que me diria ao ler os versículos abaixo?

Ele lhes disse: "Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem; e se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma. Lucas 22:36 NVI.

E outra tradução diz: «Então lhes disse: Agora, porém, o que tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem dinheiro, venda a sua capa e compre espada. » Lucas 22:36.

Anteriormente o próprio Jesus recomenda aos discípulos não levar nada!
E disse-lhes: "Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra. Lucas 9:3 NVI.


Teria o nosso mestre inicialmente em Lucas 9:3 esquecido da recomendação até de não levar arma? Ou a ocasião não parecia perigosa para onde iriam?
Por outro lado, teria nosso mestre em Lucas 22:36 mudado de ideia? Será que nesse momento Ele estava ciente do perigo iminente? Teria Ele em visão notado o perigo naquela missão?

Alguns estudiosos até dizem que Jesus poderia sofrer de distúrbios mentais!!
Venda sua capa e compre uma espada foi uma instrução dada por Jesus a seus discípulos durante a Última Ceia relatada no Evangelho de Lucas e que tem sido interpretada de diversas formas por estudiosos e teólogos.


CUMPRIMENTO DE UMA INTERPRETAÇÃO PROFÉTICA.


Segundo estudiosos e teólogos:

Jacques Ellul e John Howard Yoder não acreditam que o trecho se sobreponha ou invalide os outros muitos onde Jesus incentivou seus discípulos a dar a outra face e a praticar a resistência pacífica. Eles demonstraram que quando a passagem é analisada dentro do contexto, Jesus está ciente de estar cumprindo uma profecia (vide Isaías 53:9-12), e faz a surpreendente revelação de que duas espadas "bastam".

«Então lhes disse: Agora, porém, o que tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem dinheiro, venda a sua capa e compre espada. Pois vos digo que importa cumprir-se em mim o que está escrito: E ele foi contado com os transgressores; porque o que a mim se refere está sendo cumprido.
Disseram eles: Senhor, aqui estão duas espadas. Respondeu-lhes Jesus: Basta.» Lucas 22:36-38

Ellul, Yoder e Archie Penner afirmam que duas espadas não seriam capazes de mudar o destino de Jesus e que o único objetivo do trecho é de fato comprovar o desejo de Jesus cumprir a profecia. Ellul explica:

“O comentário seguinte de Jesus explica em parte o surpreendente comentário de que ele precisaria cumprir a profecia segundo a qual ele era contado entre criminosos. 
A ideia de lutar com apenas duas espadas é ridícula. As espadas são suficientes, porém, para justificar a acusação de que Jesus seria o líder de um grupo de bandidos. Temos que concordar aqui que Jesus está conscientemente realizando a profecia. Se ele não estivesse, o trecho não faria sentido nenhum”. Anarchy and Christianity, Jacques Ellul.

Esta teoria é ainda reforçada por Penner, que afirma que quando Pedro sacou uma das espadas algumas horas depois quando Jesus foi preso no Getsêmani, cortando a orelha de Malco (um dos servos dos sumo-sacerdotes), Jesus o repreendeu dizendo: «Embainha a tua espada; pois todos os que tomam a espada, morrerão à espada» (Mateus 26:52).

Fonte de consulta: https://pt.wikipedia.org/wiki/Venda_sua_capa_e_compre_uma_espada


A ORDEM DE COMPRAR ESPADA.


Nessa passagem em Lucas, Jesus parece inverter seu antigo conselho relativo as viagens como vemos em Lucas 9:3. Nessa nova situação recomenda Jesus que os discípulos levem bolsas, ou seja, quando falamos em bolsa e alforje estamos falando em levar dinheiro e espadas, pois enfrentariam nessa viagem ódio e perseguições.

Voltando nas considerações que o próprio Jesus havia dito que importava cumprir a profecia n’Ele conforme Isaías 53:9-12.

Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.
Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.
Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.
Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:9-12 NVI.

Está escrito: ‘E ele foi contado com os transgressores’; e eu lhes digo que isto precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir".
Os discípulos disseram: "Vê, Senhor, aqui estão duas espadas". "É o suficiente! ", respondeu ele. Lucas 22:37-38 NVI.


O QUE ME FAZ DISCORDAR DOS ESTUDIOSOS E TEÓLOGOS.


São conjecturas, hipóteses, similitude em que os estudiosos e teólogos trazem ideias a respeito do que poderia ser essa recomendação de comprar espadas.
Eu pessoalmente não sou teólogo e me considero um estudioso bem básico, porém, diante das considerações deles me sinto completamente desconfortável e quero compartilhar com meus amigos leitores duas fortes vertentes a favor de Jesus é claro! Só ao invés de apresentar hipóteses vou direto na palavra e somente nela.

1º  -  Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca. Isaías 53:9 NVI.

Atente para a parte “b” do versículo acima e note que Jesus cumpriu a profecia em Isaías não cometendo violência e nenhuma mentira saiu de sua boca.
Ora, se não cometeu violência e se cumpriu a profecia em Isaías, faria Jesus o oposto recomendando a luta armada? Claro que não!
Se assim fosse, estaria mentindo e certamente estaria descumprindo a profecia e dando brecha habilitando o diabo agir.

Portanto, descarto alguns comentários dizendo que a espada seria as escrituras, a nossa bíblia de hoje a qual denominamos de espada.
“porquanto ele derramou sua vida até à morte,” Isaías 53:12.
Não faz nenhum sentido apoiar a luta armada já que Ele se derramou por inteiro e por todos até a morte.

2º - Pois bem, creio piamente nessa palavra que não mentiu nem em Lucas 9:3 e nem em Lucas 22:36. Digo que, houve sim motivos em 9:3 para não levarem nada para mostrar que se dependerem inteiramente de Deus, Ele faria tudo.
Agora em 22:36, houve sim a necessidade de recomendar a compra de espadas, de modo que, a responderem que haviam duas espadas, o próprio Jesus disse: “Basta ou É suficiente”!

Quero fazer uma ilustração para que possamos entender mais claramente o sentido da espada em si.
Diante do que poderiam enfrentar Jesus havia visualizado antecipadamente feito em várias ocasiões que ele antecipava a situação. Lembram-se de Zaqueu, e também do jumentinho amarrado no tronco? De igual modo Jesus poderia ter visto o que enfrentariam.

Convicto disso, disse vendam a túnica e compre a espada, Ele não disse todos comprem espadas. Fato é que ao dizerem que haviam duas o próprio Jesus disse que bastava.
Entendemos que ao nos depararmos com uma situação de guerra o oponente quer mostrar força e poder para amedrontar o inimigo. Não sabemos quantos discípulos foram escalados para essa missão, contudo peço que imagine comigo 12 discípulos correndo perigo e precisam se defenderem. O que fariam os 12 com apenas duas espadas?

Digo que fariam o que nós mesmos faríamos diante de uma situação como essa, colocaria os dois adiante dos demais com as espadas amostra para assim confundir o inimigo. Os demais desarmados estando por trás dos dois armados criariam uma falsa impressão de poder e força.

Sabemos muito bem que o próprio Deus turvou a visão dos inimigos no arraial para que pudessem ver e ouvir o som de milhares de soldados e por fim não era nada daquilo.

“pois o Senhor tinha feito os arameus ouvirem o ruído de um grande exército com cavalos e carros de guerra, de modo que disseram uns aos outros: "Ouçam, o rei de Israel contratou os reis dos hititas e dos egípcios para nos atacar! " 2 Reis 7:6 NVI.

Dessa forma, divinamente entendo que Jesus quis dizer isso mesmo, e o fez dessa forma já sabendo que fariam isso, sabia Jesus que o comportamento deles diante do perigo iminente, certamente usariam de uma estratégia de proteção. Creio sinceramente que Jesus tinha tudo bem planejado e que duas espadas seriam suficientes para causar receios e temores ao oponente.

Claro que essa explanação parece mais uma estória ou versão tal como de um teólogo, porém quero fundamentar no conhecimento empírico de Jesus e a capacidade de prever os acontecimentos e claro ter o controle sobre eles.


MISSÃO ESTRATÉGICA CONDUZIDA POR JESUS 100%.


Retornemos ao sentido estrito da inicial onde começamos a buscar o entendimento a respeito da recomendação de Jesus para comprar espada. Também voltemos a entender que anteriormente o próprio Jesus inquiriu a Pedro perguntando quando os enviou sem nada, se havia faltado alguma coisa. Veja claramente a resposta que Jesus recebeu de pronto.

Então Jesus lhes perguntou: "Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa? " "Nada", responderam eles. Lucas 22:35 NVI.

Notem que está bem claro que enquanto estavam com Ele, e, o obedeciam e nada lhes faltavam, e assim é quando ouvimos a voz do Senhor e obedecemos, nada nos falta.

Dessa forma, agora Jesus estava preparando-os para a sua partida e ensinando-os como se comportarem em sua ausência.
Quero frisar a onisciência de Jesus diante de todo caminho dos discípulos, Ele sabia muito bem o que aconteceria com cada um deles após sua partida. Não só após sua partida como também durante sua estada terrena. Podemos ver isso um pouco antes no mesmo capítulo de Lucas.

"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.
Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Lucas 22:31-32 NVI.

Sabemos muito bem que Jesus havia avisado a Pedro que o negaria 3 vezes antes do galo cantar, também vemos aqui que o próprio diabo requisitou a vida de Pedro. Mesmo sabendo que o negaria 3 vezes antecipadamente não permitiu que o diabo tocasse em Pedro.

Vendo Jesus falando antecipadamente os acontecimentos e relatando as visões não fico com dúvida alguma quando Ele diz que deveriam comprar espadas e sabendo que haviam duas, Ele o próprio Jesus disse: “Basta é o suficiente”.
Se essa reflexão ainda não for confortável para você sugiro que leia novamente parte da profecia de Isaías logo abaixo e note em destaque de vermelho sublinhado que o fará entender que o porte de duas espadas seria suficiente pois a profecia diz em prolongamento dos dias.

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Isaías 53:10 NVI.

Tais afirmações e considerações não só estava claro para Jesus como também os próprios discípulos conheciam a palavra e provaram das promessas contidas nelas.
Podemos constatar em diferentes tempos nos relatos bíblicos, nos livros históricos a confiança e a certeza que Deus cuida dos seus.

Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
"Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. Salmos 91:9-16 NVI.


MINHA CONCLUSÃO


Não estou aqui forçando o leitor amigo a creditar em minhas ponderações e nas minhas convicções, mas quero deixar o meu tributo final a respeito do tema se Jesus apoiou a luta armada em contradição de si mesmo.

Por não crer na afirmativa que Jesus poderia apoiar a luta armada, mas, por crer que era chegado o momento d’Ele partir e que após Ele viriam perseguições, e que, também o próprio Jesus recomendou para terem ânimo pois o tempo todo Ele estaria com eles.

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33 NVI.

 Concluindo a minha negação a respeito de crerem que Jesus mandou comprar espadas para defesa pessoal incentivando a luta armada devemos buscar na própria palavra. Por outro lado, se assim fosse apoiar a luta armada o próprio Jesus estaria mudando o seu propósito messiânico de ofertar por todos pacificamente.

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Isaías 53:10 NVI.

“e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”. Efésios 5:2 NVI.

Assim cremos e assim se fez, como podemos ver e viver intensamente como se estivéssemos na hora e local do momento mais tenso em que houve até uma situação que poderia acontecer uma batalha se não fosse a ascensão de Jesus sobre os discípulos.

Podemos perceber a tensão intensificar e o clima esquentar os ânimos dos discípulos e Jesus com uma simples palavra encerrou tudo com um “basta”!!! E ainda deu exemplo de como agir diante do perigo.

Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo.
Mas Jesus lhe perguntou: "Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem? "
Ao verem o que ia acontecer, os que estavam com Jesus lhe disseram: "Senhor, atacaremos com espadas? "
E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita.
Jesus, porém, respondeu: "Basta! " E tocando na orelha do homem, ele o curou.
Lucas 22:47-51 NVI.

Tal qual quando disseram que haviam duas espadas foi também diante de uma situação propícia para uma batalha.......”Basta”!!!!

Uma visão de Jesus que ainda corrobora para a negação de que Jesus disse para usar armas podemos ver também contextualmente que em nenhum momento Ele diz para reagirem por força e muito menos por armas.

"Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.
Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho.
Mas convençam-se de uma vez de que não devem preocupar-se com o que dirão para se defender.
Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.
Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte.
Todos odiarão vocês por causa do meu nome.
Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.
É perseverando que vocês obterão a vida. Lucas 21:12-19 NVI

Finalizo declarando, não por força, mas perseverando em oração.
Glórias ao Deus e Pai nosso criador que nos presenteou com Jesus! Amém.


Roberto Polido.

APROVEITE PARA LER OS MAIS LIDOS DO ANO