PODEMOS OU NÃO PERDER A SALVAÇÃO SE FORMOS DESCUIDADOS?


Qual foi a importância e porquê de Jesus enfrentar o Diabo no deserto?

Iniciaremos com uma expressão a qual eu não sou nenhum um pouco partidário, aliás acredito que ela foi criada pelo próprio Diabo, essa expressão vem carregada de descuido e comodismo dizendo:

Uma vez salvo, sempre salvo, não importa o que fizermos nunca perderemos a salvação.

Antes da vinda de Jesus toda nação estava sob o domínio do Diabo, haja vista que Deus por 40 anos supriu em tudo aquele povo e não reconheceram e por isso nenhum deles entraram no repouso do Senhor. Foi necessário a vinda de Jesus em carne e sangue como nós, porém sem pecado para sofrer em nosso lugar, vencer o Diabo, vencer a morte e declarar:

I Coríntios 15:54 KJA No momento em que este corpo perecível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, for revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “Devorada, pois, foi a morte pela vitória!” 55 “Onde está, ó Morte, a tua vitória? Onde está, ó Morte, o teu aguilhão?” 56 Porquanto, o aguilhão da Morte é o pecado, e o poder do pecado é a Lei. 57 Contudo, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo!”

Hebreus 2:14 KJA Portanto, visto que os filhos compartilham de carne e sangue, Ele também participou dessa mesma condição humana, para que pela morte destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o Diabo; 15 e livrasse todos os que ao longo de toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. (Veja I Pedro 5:8)

Hebreus 2:17 KJA Por esse motivo, era vital que Ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, a fim de que pudesse constituir-se sumo sacerdote misericordioso e leal em relação a Deus, e pudesse realizar propiciação pelos pecados do povo. 18 Considerando, portanto, tudo o que Ele mesmo sofreu quando tentado, Ele é capaz de socorrer todos aqueles que semelhantemente estão sendo atacados pela tentação.

Hebreus 3:6 KJA Cristo, no entanto, é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e essa casa, precisamente, somos nós, isto é, se retivermos, com fé perseverante, a coragem e a esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 4:7 KJA determina Deus, uma nova oportunidade, e a chama de “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por intermédio de Davi e conforme o que já fora proclamado antes: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”.

CONSELHOS PRÁTICOS PARA TODOS OS DIAS DE VIDA.

Hoje meus caros irmãos temos tudo em mãos e de fácil acesso, temos a oportunidade de entrar no descanso do Senhor nosso Pai Eterno por causa de Jesus, Ele iniciou sua batalha com o Diabo em nosso favor. O próprio Jesus se ofereceu em nosso lugar como sacrifício vivo, venceu todas as batalhas na guerra contra a morte e o pecado, veio a consumar tudo na cruz do calvário. Diante disso, a guerra acabou, Ele venceu e nós fomos vitoriosos e beneficiados com Ele, contudo, nós não podemos desviar para a direita e nem para esquerda e muito menos menosprezar o inimigo das nossas almas, a saber o acusador. Não podemos e não devemos cometer os mesmos erros que nossos antepassados, a geração de Abraão.

I Pedro 5:8 KJA Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. 9 Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé, conscientes de que os irmãos que tendes em todo o mundo estão atravessando os mesmos sofrimentos.

Jesus venceu o mal, venceu a morte, venceu o pecado, porém o inimigo foi vencido, seu poder sobre a morte foi destruído, mas não extinto (I Pedro 5:8) e por isso não devemos desconsiderá-lo pois o tal permanece ao derredor procurando a quem tragar, e para que isso aconteça basta a inobservância da palavra que nos aconselha sem parar dizendo:

Hebreus 3:7 KJA Assim como proclama o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirdes a sua voz,
8 não endureçais o vosso coração, como ocorreu na rebelião, durante o tempo da provação no deserto,
9 onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, ainda que, durante quarenta anos, tenham contemplado as minhas obras.

10 Por esse motivo, me indignei contra essa geração e declarei: O coração destes está sempre se desviando, e não reconheceram os meus caminhos.
11 Sendo assim, jurei na minha ira: Estes jamais entrarão no meu descanso”.
12 Irmãos, tende muito cuidado, para que nenhum de vós mantenha um coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. 13 Pelo contrário, exortai-vos mutuamente todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de maneira que nenhum de vós seja embrutecido pelo engano do pecado. 14 Porque passamos a ser participantes de Cristo, desde que, na realidade, nos apeguemos até o fim à fé que nele depositamos desde o início.

15 Por essa razão é que se afirma: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como ocorreu na rebelião”.

16 Ora, quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que saíram do Egito guiados por Moisés? 17 E contra quem Deus se manteve irado por quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos tombaram mortos no deserto? 18 E a quem jurou que jamais haveriam de ingressar no seu repouso? Ora, não foram aqueles que se mantiveram desobedientes? 19 Concluímos, desse modo, que não lhes foi possível ter acesso à terra prometida por causa da incredulidade.

APROVEITE PARA LER OS MAIS LIDOS DO ANO