O ESPÍRITO DA VERDADE AO QUAL JESUS MENCIONOU É DE VERDADE? ELE É VERDADEIRO?


O ESPÍRITO DA VERDADE AO QUAL JESUS MENCIONOU É DE VERDADE? ELE É VERDADEIRO?

Porque precisamos que o Espírito da Verdade esteja 100% do tempo em nós?
Não podemos desprezar esse presente de Deus pois Ele mesmo diz em I Samuel 16:7 ( b ) o seguinte:

Eis que Deus enxerga não como o ser humano vê, porquanto o homem julga e toma em elevada consideração a aparência, mas o SENHOR sonda o coração.

Portanto, nossa aparência externa não nenhum significado ou referência conceitual para Deus mas, o que se passa em nosso interior e sobre tudo o coração (referência de centro das emoções) é primordial que esteja limpo e cheio do Espírito Santo. Dessa forma, seremos chamados de filhos e amigos e não mais servos. Como muita propriedade o Senhor Jesus deixa esse recado em João 15:15-17 que diz:

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco. Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós. Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros.

Diante de tão grande e maravilhosa graça, examinemos nosso coração diariamente com a seguinte pergunta:
Sou mesmo filho? Sou mesmo amigo? Tenho prazer em servir mesmo sabendo que não sou mais servo?
Encontrando um sim, sigamos para o alvo que é Cristo Jesus fluindo em orações de graças e orando uns pelos outros tal como Efésios 6:18 e I Timóteo 2:1-3 que diz:

Orai no Espírito em todas as circunstâncias, com toda petição e humilde insistência. Tendo isso em mente, vigiai com toda a perseverança na oração por todos os santos.
Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas; 2 pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

E se ao me examinar a minha consciência me responde com um não?
Não me sinto amigo! Não me sinto filho! Não tenho prazer em servir! Aliás! Só penso em receber! O que faço agora?
Diante desse prisma de negação quero expor com base bíblica fundamentos e razões para que reverta esse sentimento. Mude a sua forma de pensar fazendo conclusões pessoais e comece a busca da palavra de Deus o que deve fazer para mudar esse quadro. A partir de agora apresentarei alguns passos e conselhos bíblicos para que saiba que tudo pode mudar em fração de segundos.

1º passo: Saiba que você foi comprado por alto preço, custou o sangue de um justo. Saiba que seu corpo não mais pertence a você e sim ao Espírito Santo. Diante disso, você é um coadjuvante no que diz respeito ao comando do corpo e ao que pensar. Recomendo que tenha a ciência que sua frequência mental deve estar alinhada ao que o Espírito deseja. Traduzindo, você deve em primeiro lugar saber o que o Espírito quer fazer a respeito e diante dos fatos que se apresentam. Não confie em mim, confie na palavra de Deus.

I Coríntios 6: 19-20 Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos? Pois fostes comprados por alto preço; portanto, glorificai a Deus no vosso próprio corpo.

Para glorificar à Deus com o próprio corpo devemos permitir que o Espírito Santo o governe não são no que pensamos como também o que ingerimos e comemos. Estou certo que o Espírito Santo não deseja cometer excessos como abuso alimentares que são trarão enfermidades e sobrepeso. Quando exageramos e depreciamos a qualidade de vida estamos não só cometendo auto abuso como estamos negligenciando o Espírito Santo. Melhor dizendo, estamos dizendo ao Espírito Santo nesse momento você não manda nada, agora sou eu no controle. Mais grave ainda, estou cometendo pecado de rebeldia e desconsiderando o precioso sangue que foi derramado na cruz em meu favor.

Conselho prático: “ A aparência pode ser boa, o cheiro por ser maravilhoso mas, a essência, conteúdo pode ser ruim.”

2° passo: Saiba que o Pai quer te adotar como filho legítimo e não como bastardo. Mais uma vez, não confie em mim, confia na palavra de Deus.

Hebreus 12:5-11 E estais esquecidos da Palavra de encorajamento que Ele vos dirige como a filhos: “Meu filho, não desprezeis a disciplina do Senhor, nem desanimeis quando por Ele sois repreendido, pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho”.
Suportai as dificuldades, aceitando-as como disciplina; Deus vos trata como filhos. Ora, qual o filho que não passa pela correção do seu pai? Mas, se estais sem orientação, da qual todos se têm tornado participantes, então não sois filhos legítimos, mas bastardos. Além do mais, tínhamos nossos pais humanos que nos educavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos toda obediência ao Pai dos espíritos, para então vivermos! Porquanto, nossos pais nos disciplinavam por um espaço curto de tempo, da forma que melhor lhes parecia. Deus, entretanto, nos corrige para o nosso bem maior, a fim de que possamos participar plenamente da sua santidade. Toda correção, de fato, no momento em que ocorre não nos parece ser motivo de contentamento, mas de frustração; mais tarde, no entanto, produz fruto de justiça e paz para todos aqueles que por ela foram disciplinados.

Perceba que somos exortados continuamente através da palavra para sermos disciplinados, educados, incentivados para buscarmos as sabedoria que vem do alto, amar o próximo, respeitar os pais e governantes constituídos. Diante das circunstâncias contrárias a nossa vontade, as situações e ofertas em que o apelo da carne fala mais alto nos transformando em uma pessoa almática ao invés de espiritual.

Almática é uma pessoa natural que se coloca contra a pessoa espiritual. Em outras palavras, caracteriza alguém que está tratando das coisas espirituais, usando apenas e tão somente a sua sabedoria natural. 

O exemplo mais prático acontece nos mais diversos ambientes, onde pessoas naturais, sem nenhum conhecimento ou experiência espiritual, querem ditar normas de procedimentos espirituais, discutindo enfoques meramente numa visão natural, esquecendo se de que, as coisas espirituais se discernem senão de forma espiritual.

Compreendendo essas diferenças poderá com muita facilidade entender onde está ultrapassando os limites anulando a ação do Espírito Santo que é o real e verdadeiro governador do seu corpo que se tornou o templo e morada. Com isso, você passa a ser um convidado especial para usufruir das benesses geradas pelo Espírito da Verdade.
Quão maravilhosa graça nos sobrevém quando entendemos esse processo libertador. Quão bom estarmos inseridos nessa lista de convidados para assistirmos de perto o governo do Espirito Santo em nós.

Romanos 8:26-27 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

3º passo: Creia em 100% da palavra de Deus, creia que o que sucedeu no passado serve para nós também no presente com o também no futuro. Creia que o Pai Eterno deseja te tornar filho legítimo por adoção em Cristo Jesus e, com isso, deixará de ser considerado bastardo. Não creia em mim, creia na palavra.

Eclesiastes 1:9-10 O que foi voltará a ser, o que aconteceu, ocorrerá de novo, o que foi feito se fará outra vez; não existe nada de novo debaixo do sol.
Será que há algo do qual se possa dizer: ‘Vê! De fato, isto é absolutamente inédito?’ Não! Já existiu em épocas anteriores à nossa.

Eclesiastes 3:15 Assim, tudo o que há, já havia existido; o que será, já existiu antigamente; Deus pode renovar o que já passou!

João 8: 31-35 “Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Eles responderam-lhe: “Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de ninguém. Como podes tu afirmar que seremos libertos?”
Jesus explicou-lhes: “Em verdade, em verdade vos asseguro: todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado. O escravo não fica em casa para sempre, mas o filho permanece para sempre. Assim sendo, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. A semente de Abraão e de Satanás Eu sei que sois a descendência de Abraão, entretanto, procurais matar-me, porque a minha Palavra não tem lugar dentro de vós. Eu falo do que tenho visto com meu Pai, e vós fazeis o que ouvistes de vosso pai.”

Acredito muito que ao chegar no 3º passo já estará com a mente renovada e já esteja em um nível de conhecimento e sabedoria que jamais havia experimentado. Então, tenho uma excelente e maravilhosa notícia para fechar com chave de ouro a mudança de vida.
Se prepare para ler algo extraordinariamente surpreendente.

Nesse ponto já sabe como se tornar filho legítimo, já sabe como ser amigo de Deus, já sabe que não é servo como um escravo mas, ama servir ao Pai Eterno como filho. Já compreendeu que deu lugar ao Espírito Santo para governar e cuidar do seu corpo e te direcionar ao encontro do que há de melhor reservado para os filhos legitimados.

Diante de tão maravilhosa graça saiba que tem muito mais para você viver depois do que eu vou te falar agora, porém, não creia em mim, creia na palavra de Deus.
Notícia bombástica!! Você foi escolhido mesmo antes de se formar no ventre de sua mãe!! E mais ainda!! Você foi predestinado viver uma vida de modo a louvar à Deus em tudo que fizer, ou seja, Ele te criou para louvor de sua glória.

Efésios 1:3-14 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado. Nele, temos a redenção, o perdão dos nossos pecados pelo seu sangue, segundo as riquezas da graça de Deus, e que Ele fez derramar sobre nós com toda a sabedoria e entendimento

E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo tudo quanto existe, todos os elementos que estão no céu como os que estão na terra, na dispensação da plenitude dos tempos. Nele, fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que cria absolutamente tudo de acordo com o propósito da sua própria vontade, com o objetivo de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Nele, igualmente vós, tendo ouvido a Palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, e nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da Promessa, que é a garantia da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória.

Acredito que o milagre já aconteceu, eu não preciso te mostrar mais nada porque nesse momento ocorreu um destravamento, recebeste a chave certa para abrir a porta para uma nova dimensão de vida.

Jeremias 1:5 “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!”

Gálatas 1:15-16 Todavia, Deus me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou por sua graça. Quando, então, foi do seu agrado, revelar o seu Filho em mim, para que eu o proclamasse entre os não-judeus, parti imediatamente e não pedi orientação a pessoa alguma.

Parabéns!! Seja bem-vindo a nova vida se submetendo a vontade do Espírito Santo, viva, aproveite e desfrute o melhor que está por vir, é presente de Deus, é um mimo do Pai para o filho amado que é você.

Roberto Polido.

APROVEITE PARA LER OS MAIS LIDOS DO ANO