IA e IAH qual a diferença ?

Muito tem se falado que a vida não pode continuar sem o uso constante da Inteligência Artificial. Já que o tempo está em constante aceleração requer então que tenhamos respostas ultra rápidas e expresse o poder da criatividade do ser humano.

Qualquer um que tenha acesso ao um chat IA vai encontrar muitas respostas organizadas trazendo ideias de como resolver algo mesmo não sendo o especialista no assunto. O nível de aceitação ao que a IA apresenta logo após um pedido seu tem sido muito fácil. 

Podemos observar que quando fizermos uma pergunta para dar solução a um comportamento ruim ou então para uma doença notamos algo muito diferenciado. Por outro lado, a IAH ao qual denominei de Inteligência para Autocura Humana é impossível ser replicada pelo simples fato do poder de mostrar a origem e a raiz dos problemas que dão origem a toda espécie de patologia e alterações no comportamento. Somente a mente humana é capaz de ir tão fundo e apresentar solução para que seja instalada a Autocura.

O nível de aceitação fica comprometido como também a credibilidade quando ouvido por alguém que não é especialista no assunto. O homem aceita e acredita como mais facilidade uma máquina robotizada dizendo que não é especialista do que uma pessoa com boas intenções.

Diante do exposto acima eu tenho por obrigação apresentar um grande presente a quem possa interessar. Você ainda vai ouvir muito sobre a Terapia M.I.B. ® Método Investigativo Bioemocional o ativador e propulsor da Autocura. O M.I.B. vai além da IA e é impossivel ser replicada na sua essência e efetividade por uma máquina mega inteligente.

A Inteligência para Autocura Humana é a capacidade que o nosso corpo e mente têm de se regenerar e restaurar o equilíbrio quando sofremos algum trauma emocional que afeta a nossa saúde e bem-estar. Esses traumas podem ser causados por situações impactantes, inesperadas e dramáticas que vivemos ao longo da vida, como uma perda, uma violência, uma rejeição ou um fracasso. 

Essas situações geram emoções negativas, como medo, raiva, tristeza e culpa, que bloqueiam o fluxo de energia vital nos nossos meridianos e provocam doenças físicas ou psicológicas.

Para ativar a Inteligência de Autocura Humana, é preciso ressignificar os traumas emocionais, ou seja, mudar a forma como interpretamos e reagimos a essas situações. Isso pode ser feito por meio de técnicas que nos ajudam a acessar e liberar as emoções reprimidas, como o M.I.B.® Método Investigativo Bioemocional.


1. Essa técnica consiste em pensar no problema que nos causa sofrimento e identificar onde e como ele se manifesta no nosso corpo. Ressignificar é simplesmente passar pela cena de forma neutra quantas vezes for necessário para que seja reduzido o senso crítico do momento que lhe foi traumático e inesperado. Esse processo permite que a energia volte a fluir livremente e que o corpo se autorregule.

Outra forma de ressignificar os traumas emocionais é reviver na mente o evento traumático, mas com o sentimento de neutralidade. Isso significa que devemos observar a situação sem julgamento, sem culpa e sem resistência, aceitando-a como uma experiência de aprendizado. Dessa forma, podemos desprogramar o trauma que nos fez entrar em modo de luta ou fuga e que nos impede de viver plenamente. Ao fazer isso, ativamos a nossa inteligência inata de autocura, que é controlada pelo nosso sistema nervoso.

A Inteligência de Autocura Humana é um poderoso recurso que todos nós possuímos para nos curarmos sem depender de agentes externos. No entanto, ela requer autoconhecimento, consciência e responsabilidade sobre as nossas emoções e pensamentos. Ao reconhecermos os traumas emocionais que nos afetam e ao ressignificá-los de forma positiva, podemos restaurar a nossa saúde física e mental e viver com mais harmonia e felicidade.

Existem algumas formas de praticar a ressignificação dos traumas emocionais, mas todas elas exigem autoconhecimento, consciência e responsabilidade sobre as nossas emoções e pensamentos. Aqui abaixo temos 5 dicas que podem ajudar:

Impactos: outra etapa importante é observar os impactos causados por tais traumas no dia a dia da pessoa. Como eles afetam a sua saúde, o seu trabalho, os seus relacionamentos, a sua autoestima e a sua qualidade de vida?


Positividade: outra técnica que pode ser usada é cultivar pensamentos e sentimentos positivos em relação ao trauma. Por exemplo, pensar em como o trauma te fez mais forte, mais resiliente, mais empático ou mais grato. Ou ainda, pensar em como o trauma te ensinou algo valioso, te abriu novas oportunidades ou te aproximou de pessoas importantes.

Essas são algumas formas de praticar a ressignificação dos traumas emocionais, mas lembre-se que cada pessoa tem o seu próprio ritmo e processo de cura. Por isso, é importante contar com o apoio de profissionais qualificados que possam te orientar e te acompanhar nessa jornada. A terapia pode ser uma ótima aliada para te ajudar a ressignificar os traumas emocionais e a viver com mais harmonia e felicidade.

Hebreus capítulo 4 no versículo 12 diz que a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e das medulas, e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração.

Esse versículo nos mostra o poder da palavra de Deus para nos curar e nos transformar. A palavra de Deus é viva porque ela tem vida própria e produz efeitos naqueles que a ouvem ou leem. A palavra de Deus é eficaz porque ela cumpre o propósito para o qual foi enviada. A palavra de Deus é cortante porque ela é capaz de penetrar e dividir a nossa natureza humana, revelando o que há de mais profundo em nós. A palavra de Deus é discernidora porque ela é capaz de julgar os nossos pensamentos e as nossas intenções, mostrando-nos o que agrada ou desagrada a Deus.

A palavra de Deus, portanto, é um instrumento de cura e de libertação para aqueles que sofrem com traumas emocionais. Ela nos ajuda a ressignificar os traumas, dando-nos um novo significado e um novo sentido para as situações que vivemos. Ela nos ajuda a aceitar os traumas, reconhecendo que eles fazem parte da nossa história, mas não definem quem somos. Ela nos ajuda a superar os traumas, mostrando-nos que Deus tem um plano maior e melhor para as nossas vidas. Ela nos ajuda a perdoar os traumas, liberando-nos do ressentimento e da amargura que nos aprisionam.

A palavra de Deus é o meio pelo qual podemos ativar a Inteligência da Autocura Humana, pois ela nos conecta com o nosso Criador, que é a fonte de toda a vida e de toda a cura. Ao ouvirmos ou lermos a palavra de Deus com fé e obediência, nós permitimos que ela faça a sua obra em nós, nos curando, nos transformando e nos renovando. A palavra de Deus é o remédio para a nossa alma e o alimento para o nosso espírito. Ela é a luz para o nosso caminho e a verdade para a nossa vida. Ela é a graça para o nosso coração e a paz para a nossa mente. Ela é o amor para o nosso ser e a esperança para o nosso futuro.

Ressignificar é dar uma nova roupagem a algo. Mas para mudar o visual, precisamos conhecer o original, certo?

Desde pequenos, durante o nosso crescimento, aprendemos com as nossas vivências, nossa família e cultura a rotular algumas emoções como boas e ruins. Um dos motivos para isso é o desconforto que essas emoções nos causam. Nos sentimos mal quando sentimos o medo, a raiva, a frustração, por exemplo.

Outro motivo importante para a rotulação das emoções como boas e ruins é o significado que damos a elas. Aprendemos que sentir raiva é pecado, que a frustração é a emoção de quem fracassa na vida.

Nossas emoções não são só o que experimentamos, mas também o que pensamos que elas revelam sobre nós.

Efeitos….Vamos supor o seguinte cenário: sentir-se frustrado é ruim. Mas se eu penso que a frustração é um sinal de fracasso, logo, ao ver nas redes sociais alguém que parece o contrário do que eu sinto, meu sofrimento se multiplica, meus pensamentos são invadidos por frases de autocobrança.

Além disso, a forma que eu me comporto para escapar dessa dor, pode gerar sentimentos como culpa e vergonha. Assim, a bola de neve vai aumentando.

Em resumo, a maneira que vamos enfrentar essas emoções depende da visão que temos delas. Fugir das emoções ruins em vez de aceitá-las e transformá-las, além de estender o sofrimento, cria espaço para hábitos nocivos de evitar essa emoção.

Aceitar não é se conformar, mas entender que há uma diferença entre o que podemos mudar e o que não podemos mudar.

As emoções existem para serem expressas. Represar as emoções pode não ser uma solução eficaz. Mas enfrentá-las e perguntar “o que você quer me dizer?” pode revelar o que na sua vida tem mantido o seu sofrimento, e qual necessidade você tem que não está sendo atendida.

Emoções nos orientam nas escolhas. Mas também podem nos gerar problemas nas nossas relações sociais e nos levar a decisões que nos afastam do que desejamos nas nossas vidas. Elas não são só um resultado de uma experiência, mas também interferem na situação que estamos vivendo.

A terapia não é sobre viver uma vida onde se sente só a alegria, nunca sentindo emoções desagradáveis. Mas é sobre aceitar que tais emoções fazem parte de nós, que são passageiras e ampliar a compreensão do que está ocorrendo na sua vida.

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a mudar o seu aspecto atual:

  • Reconheça o trauma: o primeiro passo para ressignificar as emoções é reconhecer o trauma que as causou. Isso significa lembrar do evento traumático, sem negá-lo ou minimizá-lo, e reconhecer como ele afetou a sua vida. Você pode fazer isso escrevendo sobre o trauma, falando com alguém de confiança ou buscando apoio profissional.

  • Expresse as emoções: o segundo passo para ressignificar as emoções é expressá-las, sem reprimi-las ou fugir delas. Isso significa permitir-se sentir as emoções que o trauma despertou em você, sem julgamento ou culpa, e encontrar formas saudáveis de liberá-las. Você pode fazer isso chorando, gritando, desenhando, dançando ou praticando alguma atividade física.

  • Mude a perspectiva: o terceiro passo para ressignificar as emoções é mudar a perspectiva sobre o trauma e sobre si mesmo. Isso significa dar um novo significado ao evento traumático, vendo-o como uma oportunidade de aprendizado, de crescimento ou de mudança. Também significa mudar a forma como você se vê, valorizando as suas qualidades, os seus recursos e os seus objetivos. Você pode fazer isso usando afirmações positivas, fazendo gratidão ou meditando.

  • Busque o perdão: o quarto passo para ressignificar as emoções é buscar o perdão, tanto para si mesmo quanto para os outros envolvidos no trauma. Isso significa liberar-se do ressentimento, da raiva e da mágoa que o trauma gerou em você, e reconhecer que todos somos humanos e falhos. Também significa perdoar-se por qualquer erro ou culpa que você possa ter em relação ao trauma, e aceitar-se como você é. Você pode fazer isso orando, escrevendo cartas de perdão ou fazendo rituais de liberação.

  • Crie um novo futuro: o quinto passo para ressignificar as emoções é criar um novo futuro para si mesmo, sem deixar que o trauma limite as suas possibilidades. Isso significa definir metas e planos para a sua vida, que estejam alinhados com os seus valores e os seus sonhos. Também significa buscar novas experiências e oportunidades que te façam feliz e realizado. Você pode fazer isso fazendo um plano de ação, buscando novos hobbies ou interesses ou se envolvendo em causas sociais.

Essas são algumas formas de ressignificar as emoções após identificar que um trauma foi a origem da dor ou da doença. Espero que elas te ajudem a superar o seu sofrimento e a viver com mais harmonia e felicidade. Lembre-se que você não está sozinho nessa jornada e que pode contar com o apoio de pessoas que te amam e te querem bem. E se precisar de mais ajuda, não hesite em procurar um profissional qualificado que possa te orientar e te acompanhar nesse processo. Você merece ser feliz!

Manter o padrão que ativou a Inteligência Humana para Autocura é fundamental observando os seguintes pontos:

Os valores e as emoções: depois de ressignificar um ou mais traumas, é importante reconhecer os seus valores e as suas emoções, pois eles são os guias para a sua vida. Os valores são aquilo que é importante e significativo para você, que reflete a sua essência e a sua identidade.

As emoções são as reações que você tem diante das situações que vivencia, que indicam as suas necessidades e os seus desejos. Então, vamos combinar? Não existem emoções boas ou ruins, mas sim agradáveis e desagradáveis de se sentir. E o mais importante, elas nos mostram o que é importante e necessário em nossas vidas.

    A terapia auxilia o cliente a associar essa emoção ao valor ou objetivo que é importante. Dar um significado mais amplo para essa emoção possibilita ao cliente ir além da sensação desagradável que a emoção traz. E é através dos valores que podemos reconhecer o nosso propósito e dar sentido aos eventos, elevando a frequência das emoções agradáveis.

Agir com estratégia: mas como lidar com as emoções desagradáveis? As emoções não vão desaparecer. Fazem parte do nosso funcionamento e possuem funções importantes. O que podemos fazer é compreender quais são as suas funções e o que essa emoção está querendo nos mostrar sobre a nossa vida. Voltando ao exemplo dado anteriormente: sentir-se frustrado não é ser um fracasso, mas sim, sinal de que precisamos rever algumas decisões. Focar na emoção é focar no que não podemos controlar. Mas compreender o que ela quer nos mostrar gera possibilidades de criar uma estratégia focada no que podemos mudar: os nossos pensamentos, a nossa perspectiva e os nossos comportamentos.

  • Procurar ajuda profissional: se você sente dificuldade em lidar com as suas emoções, em reconhecer os seus valores ou em criar estratégias para alcançar os seus objetivos, não hesite em procurar ajuda profissional. Um terapeuta pode te ajudar a ressignificar os seus traumas, a entender as suas emoções, a identificar os seus valores e a planejar as suas ações. Um terapeuta pode te oferecer um espaço seguro, acolhedor e confidencial para você se expressar, se conhecer e se transformar.

    Essas são algumas formas de prosseguir após ter ressignificado um ou mais traumas. Espero que elas te ajudem a viver com mais harmonia e felicidade. Lembre-se que você é capaz de superar os seus desafios e de realizar os seus sonhos. E se precisar de mais ajuda, não tenha medo ou vergonha de buscar apoio profissional. Você merece ser feliz!


Modelo Terapêutico na atualidade que vem proporcionando inúmeros resultados para a Autocura.


* Nova Medicina Germânica com o Dr. Ryke G.Hamer teólogo e médico oncologista com mais de 33.000 casos registrados pela Tomografia Computadorizada como registros e sinais na zona cerebral. Na época, como chefe do serviço de Medicina Interna da Clínica de Oncologia da Universidade de Munique, Dr. Hamer começou a investigar as histórias de suas pacientes, pesquisando mulheres com câncer de ovário – órgão análogo ao testículo – e descobriu que, assim como ele, todas haviam experimentado choques inesperados, vivenciados com um sentido de perda, constatando uma relação temporal com o início de seus processos oncológicos. Mais tarde, chamou esses choques inesperados de DHS ou “Síndrome de Dirk Hamer”, em homenagem ao seu filho Dirk.

E levou sua investigação além: seguindo a hipótese de que todos os eventos corporais são controlados a partir do sistema nervoso central, analisou as tomografias cerebrais de seus pacientes e as comparou com seus relatos médicos e psicológicos. Dedicou-se intensamente a coletar casos e documentar as correlações entre psique, cérebro e órgãos, com precisão e exatidão.

Para sua surpresa, encontrou uma clara correlação entre certos “choques biológicos”, com suas manifestações sobre o órgão e suas conexões com o cérebro. Assim, o Dr. Hamer descobriu que cada “doença” se origina de um choque ou trauma que ocorre de modo inesperado e é vivido com gravidade.

* Biomagnetismo Medicinal com o Dr. Isaac Góiz Duran, que utiliza imãs de alta performance para neutralizar patógenos e regular o pH dos órgãos, hormônios e sangue. Esse pilar propõe que as doenças são causadas por desequilíbrios energéticos no corpo, que permitem a proliferação de vírus, bactérias, fungos e parasitas. O Biomagnetismo Medicinal visa restaurar o equilíbrio energético do corpo, para que ele possa se defender e se regenerar.

  • Desbloqueio Emocional Magnético com o Dr. Bradley Nelson, quiropraxista. Esse pilar propõe que as doenças são influenciadas por emoções negativas que ficam presas no corpo, formando o que ele chama de Muralha do Coração. Essas emoções podem ser originadas por experiências dolorosas vividas na infância ou na vida adulta, que não foram processadas adequadamente. O Desbloqueio Emocional Magnético visa liberar essas emoções presas, para que o corpo possa se curar e se harmonizar.

    Esses são os três pilares fundamentais do M.I.B. Método Investigativo Bioemocional, que você parece querer conhecer melhor e aplicar na sua vida. Você pode me contar mais sobre o que te atrai nesse método e quais são os seus objetivos ao buscá-lo? Eu estou aqui para te ouvir e te apoiar.

  • Para maiores detalhes sobre como ativar a AUTOCURA faça contato com o Prof. Terapeuta Roberto Polido - Abrabio nº 70 - (11) 99181.3188 WhatsApp. 

  • Acompanhe pelo Instagram: @vidaplena.bioterapias



APROVEITE PARA LER OS MAIS LIDOS DO ANO