1º DE ABRIL O DIA DA MENTIRA (ou o dia dos bobos).

O dia 1º de Abril é conhecido internacionalmente como Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Contudo, uma polêmica assola os cristãos todos os anos: está certo comemorarmos estes dias, fazendo brincadeiras com todos?


CLARO QUE TUDO COMEÇA DA BRINCADEIRA.

A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril. Em 1562, porém, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão - o chamado calendário gregoriano - em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data. Alguns gozadores começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior - apelidados de "bobos de abril" - presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.


INCONVENIENTES E ACIDENTES POR CONTA DESSE DIA


Essa tal de brincadeira tem perdurado por mais de 500 anos e é claro chegou até os dias de hoje. Claro que não tem mais tanta força, mas, ainda vemos pessoas passando trotes, fazendo ligações inoportunas a ponto de confundir as pessoas.
Na minha história de vida eu soube de alguns casos que se tornaram graves por conta de uma mentira bem contada.
Soube de pessoas que receberam ligações informando que alguém próximo ou da família foi sequestrado e deixado em um certo local e precisava que alguém fosse busca-la. A pessoa que recebeu a ligação ficou sensibilizada e foi rapidamente ao local. A pessoa solícita vai ao local com certa rapidez e recebe várias muitas pelas transgressões. Chega ao local não encontra ninguém, fica incomodado vai à polícia e acabou perdendo o dia por conta dessa tal de brincadeira diabólica.

GOLPE NO DIA DA MENTIRA

Eu pessoalmente recebi uma ligação dizendo diretamente de um celular de um amigo que mora no Rio Grande do Sul. Através desse celular recebi um recado dizendo assim: preciso falar com você urgente, liga para mim estou sem crédito, é urgente!
Ao ver isso eu liguei nesse número que eu já conhecia e outra pessoa atendeu dizendo que estava com o celular dessa pessoa para falar como porque ele mesma estava com uma situação muito embaraçosa de morte trágica em um acidente de carro com seus pais que estavam em viagem.
Essa pessoa que atendeu o celular disse, o Antonio está bem, mas, os pais morreram em um acidente de carro bem próximo de São Paulo que é onde eu moro.

O Antonio seu amigo deixou o celular comigo, meu nome é Eduardo trabalho com ele aqui na fábrica no departamento financeiro e realmente no departamento financeiro tem um Eduardo. Ele disse que se eu ligasse era para passar toda as informações do ocorrido e perguntar se eu poderia ajudar com as papeladas para liberação dos corpos no IML de Itú. Itú é uma cidade no raio de 100 quilômetros de São Paulo.

Olha, o Antonio foi até o aeroporto tentar um encaixe em um voo de emergência para cuidar de tudo para o enterro. Ocorre que aqui no Rio Grande Sul choveu muito em nossa cidade e conforme é sabido pelas notícias estamos com a cidade alagada em vários pontos inclusive sem energia. O Antonio precisa transferir 4.500,00 reais para o enterro e não está conseguindo porque o Banco do Rio Grande do Sul está inoperante e estamos sem internet.
O Antonio pede desculpas não poder falar contigo agora por conta da urgência dos fatos, mas, ele deixou a conta da esposa Renata que já está em Itú somente aguardando a chegado do dinheiro para poder contratar e comprar as flores e caixão.

Informou assim que retornar os bancos e internet funcionar ele já transfere o dinheiro que emprestou.
Ele também pediu para deixar o celular da Renata a tal de esposa para ligar para ela assim que tivesse feito a transferência. O mesmo forneceu o nome completo, o CPF, a conta do banco.
O fato é que eu não conhecia a esposa do Antonio porque nossa amizade vem dos negócios de compra e vendas de produtos. Porém, eu acabei ligando para essa tal de esposa Renata, e, é claro que atendeu toda chorosa e logo dizendo que o Antonio disse que realmente eu iria socorre-los de prontidão.

Tudo estava batendo, pessoas, telefones, enchente naquela cidade, exceto a falta de falar com o Antonio que é a pessoa que eu conhecia pessoalmente.
Diante dessa situação tão embaraçosa eu decidi falar com o diretor e sócio dessa empresa. Esse diretor esteve comigo em reuniões e levei em uma exposição no Anhembi e acabei almoçando com ele e pude pegar o número de seu celular e ele também gravou o meu.
Ao ligar para esse diretor ele se mostrou surpreso porque havia pensado em mim não fazia muitas horas. Chegamos no momento de falar sobre a fatalidade e foi que descobri que quase cai no golpe do dia da mentira.

Nada daquilo era verdade, e ainda soube que naquele mesmo diante os bandidos já tinham pego 4.500,00 de dois clientes da mesma forma.
Esse tipo de golpe, pessoas oportunistas, mentirosas, filhos do diabo fazem isso todos os dias pelo mundo inteiro.
O fato é que escolheram esse dia em especial para lançar a mentira e alimentar o pai deles, o diabo.


O DIA DA MENTIRA É O DIA MAIS VERDADEIRO


As pessoas mentem tanto e de tantas as formas todos os dias que me parece que no dia 1º de abril é o único dia em que usar da mentira é permitido e verdadeiro.
Trata-se da mentira que pode ser revelada sem que aja um peso, uma pena se algo acabar mal, somente pelo fato de ser o dia da mentira.

O dia da mentira não me parece ser um dia perigoso para os não convertidos na fé cristã, até porque de alguma forma mentem o ano inteiro mesmo.
Mentem para fechar negócios, mentem para adulterar, mentem para fugir de obrigações, mentem para não fazerem algo, mentem para se mostrarem superiores para outras pessoas.

As multiformes máscaras da mentira podem ser por uma simples brincadeira tipo engana bobo, desde àquela que causa danos irreparáveis. Elas danificam desde coisas materiais, pessoais, familiares, psicológicas e outras tantas que sua imaginação pode alcançar.
Um dia para tornar a mentira permitida e normal é uma farsa e ao mesmo tempo o dia mais verdadeiro. Apenas estão confirmando que nesse dia mentem mesmo só que hoje pode!
  

A MENTIRA, O CRENTE E A BÍBLIA


Nesses dias nas redes sociais surge a velha pergunta se crente pode participar do dia da mentira. Alguns são de acordo porque se trata apenas de uma brincadeira.
Vejo por experiências que tudo ou quase tudo começa por uma brincadeira, fumar, beber, fornicar e porque não mentir.
Mas, também vejo muitos e muitos e muitos crentes que mentem e até vivem uma mentira dentro da igreja e também de igual forma fora da igreja também.
Pastores que largaram suas esposas e se juntou com uma que era membro ativo no ministério. Crentes que no final de semana bebem, fumam e vão em baladas e vão para a igreja louvar sem o menor peso na consciência.

Vejo pessoas tratando rispidamente filhos, pais, esposas e dentro da igreja é um verdadeiro santo ou santa.
Vejo pessoas usando do dialeto crentês para pedir dinheiro emprestado porque estão passando um deserto de Jeová.
Vejo pessoas fazendo vaquinha para comprar certas coisas para eventos e acabam embolsando parte dos recursos em benefício próprio.

Coisas tão cabeludas que tornam o dia da mentira 1º de abril fichinha diante de tantas armadilhas do diabo que fazem sem o menor pudor e temor de Deus.
Ao meu ver não temos que questionar se crente pode ou não pode participar do dia da mentira. Aliás gostaria que cada crente usasse em especial esse dia para se prostrar diante de Deus dizendo assim:
Satanás eu estou arrependido de te alimentar o ano inteiro, mas, hoje diante de Deus e diante da cruz de perdão por Jesus, eu tomo a decisão que sou filho de Deus e não me comporto como tal porque eu uso de todas as formas de mentira.

Aproveito esse dia mundialmente criado por você para me desligar de tudo isso e a partir de agora peço perdão ao meu Pai e peço perdão a todos que usei de mentira.
Nesse dia 1º de abril eu.............(nome) não dou mais brecha a você derrotado, hoje eu declaro diante de tudo e de todos que renovo minha aliança com Deus e prometendo que não mais usarei da mentira para qualquer situação.
Me comprometo com a verdade e não te alimento nunca mais, sou cidadão do céu e não preciso disso para ter uma vida plena e abundante.

Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. João 8:44

Saborosa é a comida que se obtém com mentiras, mas depois dá areia na boca. Provérbios 20:17

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Efésios 4:25

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Romanos 1:25

Alguém pode alegar ainda: "Se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, aumentando assim a sua glória, por que sou condenado como pecador? " Romanos 3:7

Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira. Apocalipse 22:15



APROVEITE PARA LER OS MAIS LIDOS DO ANO