A VIDA DE JESUS EM NÓS E A PREDESTINAÇÃO. QUAL O PROPÓSITO?

A VIDA DE JESUS EM NÓS E A PREDESTINAÇÃO.

QUAL O PROPÓSITO?

A vida de Jesus em nós vem para recuperar o que foi perdido, restaurar o que foi tomado, reavivar o que estava morto e reparar o que estava quebrado.
A vida de Jesus em nós vem para preservar o que está correto. Ela vem para revitalizar e fortalecer. A vida de Jesus em nós faz com que a coragem enfrente o desafio, e depois conquiste e vença. A vida de Jesus em nós faz com que reagrupemo-nos e corramos com maior discernimento.

Quando vemos nos outros atributos que gostaríamos de ter ou viver fica claro que ainda não temos ou não vivemos. Contudo, se estamos buscando qualquer resultado sem nenhum tipo de mecanismo de conhecimento e de perseverança, vai ficar apenas no desejo e morrerá na praia sem mesmo ter nadado.

Quando entendemos que os mecanismos de mudanças e conquistas estão disponíveis para todo aquele que o busca e como resultado o achará, assim disse o mestre dos mestres.
Em poucas palavras Jesus nos dá uma resposta contundente e sem sombra de dúvidas em um dos versículos do livro de João que diz:

Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. João 10:9 NVI.

Esse texto é tão profundo que ao ler fico fora do controle emocional a ponto de sentir um choque emotivo.

Perceba que na parte “a” do versículo Jesus apresenta a solução, diz que o acesso a Ele está livre e encerra dizendo que Nele encontraremos a resposta.
Jesus me dizendo que é porta e quem o reconhece como a porta de entrada imediatamente recebe a primeira garantia que é a salvação. Logo de início podemos entender que essa salvação vem feito uma solução terrena tipo, estou precisando pagar uma conta e não tenho dinheiro.

De repente como num passe de mágica vem a solução que é o dinheiro para pagá-la. Digo isso somente para dar a sensação do sentimento de surpresa.
Na parte “b” diz que encontrará a resposta e provisão n’Ele e ao sair encontrará pastagem, ou seja, terá toda provisão necessária garantida por Ele.

QUAL O PROPÓSITO DISSO?

Quando buscamos um propósito, uma motivação do por que Jesus comentou isso, temos que ir um pouco além da explicação de apenas suprir uma necessidade. Temos que avaliar o sentido mais amplo buscando no Pai a resposta do Filho.
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6 NVI

Ora, se Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém poderá ir ao Pai se não for por Ele, percebemos que de alguma forma ou em algum momento da nossa vida vamos ter a necessidade do Pai.

Você poderá me dizer que se for um ateu não passará por isso, não terá a necessidade de conhecer Deus.

Vou refutar isso da seguinte forma:

1º Quem garante que no último suspiro de vida ele(a), quando está se desprendendo do seu corpo, ele em seu desespero perante o desconhecido, vendo que ainda vive fora do corpo, não vai clamar por um socorro? Sabemos que somente um poderá socorre-lo que é Deus.

Contudo, se ainda não o fizer, garanto que estará no espírito apavorado. Portanto, digo que, crendo ou não, clamando ou não, tem algo ou alguém que virá busca-lo gratuitamente que é o diabo com seus demônios.

2º Em se tratando de uma pessoa que não nega a existência de Deus e de Jesus, mas, não fez nenhuma incursão para recebê-los em sua vida, e em seu último suspiro de vida, estará perante as mesmas sensações que um ateu passará. Certamente ele vai ter a necessidade premente do socorro e obviamente vai apelar para Deus.

Por mais que alguém negue a existência ou declare que não acredita em Deus vemos sabiamente Paulo no livro aos Romanos 8:22-23 informando como nos comportamos e esperamos que nosso Papai venha nos reconhecer integralmente.

Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.
E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:22-23 NVI

Voltemos para o tema do propósito de Jesus falar que n’Ele está a solução, o porque Ele deixou isso claro em várias passagens da bíblia.

Quando fui buscar uma resposta que pudesse me esclarecer e que realmente me deixasse confortável me deparei com o capítulo 1º da carta do Apóstolo Paulo aos Efésios transcorrendo sobre um polêmico assunto que é a destinação, predestinação ou pré-ordenação.
Me deparei com um tema que muitos crentes até evitam de discutir por acharem que é um assunto muito polêmico, sem conclusão direta e parecido com espiritismo.

PREDETERMINAÇÃO, PRÉ ORDENAÇÃO, DESTINAÇÃO, EXISTE?

Imediatamente virá em sua mente dizendo que eu estou maluco em falar sobre isso, ou até que você prefere não falar nada por falta de conhecimento bíblico e até mesmo de vida.
Antes de irmos ao cerne da questão, vamos viajar um pouco no significado da predestinação ou pré ordenação.

Podemos dizer que estamos diante de algo planejado de antemão, ou seja, com antecedência, antes mesmo que estar pronto totalmente e disponível.
A controvertida palavra proorizo é consistentemente dada como "predestinado" ou "preordenado." “Pro”, significa "de antemão"; “horizo”, de onde vem horizonte, significa "lançar uma fronteira, marcar definitivamente, determinar."

O Novo Testamento ensina que Deus decidiu alguma coisa de antemão sobre os seguintes pontos:

1. Sua sabedoria ou plano para salvar o homem por Cristo (1 Coríntios 2:7);

2. Os acontecimentos da morte de Cristo (Atos 4:28);

3. Aqueles que seriam salvos (Romanos 8:29-30; Efésios 1:4-11).

Pois bem, pressuponho que os itens 1 e 2 não temos dúvidas, então, nos resta o item 3 que é onde vamos encontrar as respostas que precisamos para esse tema tão interessante e deveras empolgante.

Porém, antes de ir mais a fundo quero deixar muito claro que, não estamos comparando ou justificando no espiritismo ou em qualquer outra religião ou filosofia reencarnacionista; muito pelo contrário, devo alertá-los que todos os seguimentos religiosos retiram da bíblia suas fundamentações e até distorcem algumas para justificar.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Efésios 1:3 NVI

A frase construtiva “que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”, significa que através de Cristo, recebemos todos os benefícios de conhecer a Deus. Diz que fomos escolhidos para receber a salvação, o perdão e depois adotados como seus filhos. Recebemos o Espírito Santo e o poder de fazer a vontade divina e a esperança de vida eterna com Cristo.
Essas bênçãos são eternas e atemporais vindas de lugares celestiais e não de um reino terreno.

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Efésios 1:4 NVI

Notem que nesse versículo diz claramente que nos escolheu nele antes da criação do mundo. Em algumas traduções diz que Ele nos elegeu, isso mostra intencionalmente que a salvação depende totalmente d’Ele, e da oportunidade ímpar de remissão em seu Filho.

Não somos salvos porque merecemos, mas, porque Deus é bondoso, misericordioso e graciosamente nos oferece a salvação em seu Filho.
Trata-se de um plano atemporal oriundo da mente do próprio Criador muito antes mesmo de nascermos.
Por causa de Cristo, nos tornamos aos olhos de Deus santos e irrepreensíveis, tal como se nunca houvéssemos pecado.

Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, Efésios 1:5 NVI

Percebemos que nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença, e pelo seu amor nos PREDESTINOU para sermos filhos conforme a sua boa vontade.
Entendemos que a salvação é obra divina e não um resultado de nossas obras terrenas.

Ao sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, passamos a ter os mesmos direitos  e privilégios de um filho biológico, mesmo tendo sido escravo.

Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Romanos 8:17 NVI

E agora você passará a entender porque da predestinação em sua primeira etapa, repetindo, inicialmente para sermos filhos autênticos e legítimos.

A PREDESTINAÇÃO PARTE II

Segunda etapa da predestinação você irá entender perfeitamente o significado.
Para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Efésios 1:6 NVI

Quando li “Para o louvor da sua gloriosa graça” tive a sensação de que nosso Criador não estava tendo nenhum tipo de reconhecimento do seu verdadeiro amor por nós. Trocando em miúdos, a nossa ingratidão estaria finalizando ao aceitarmos Jesus com seu sacrifício vicário.
É impossível não percebermos o profundo amor pela sua criação de Genesis ao Apocalipse.

Vemos em Romanos 8:29-30 - Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Romanos 8:29-30 NVI

Há uma ordem natural da hierarquia familiar e nós conhecemos muito bem pelas leis terrenas.
Partindo do pressuposto que Deus deseja que O reconheçamos como Pai, é certo que em nós não existe esse sentimento espontâneo. Dessa maneira Deus providenciou em Jesus Cristo o caminho.

Havemos de receber a sua gloriosa herança quando soubermos efetivamente que pertencemos a lista dos herdeiros. Por isso que sua graça gloriosa nos é entregue de maneira que possamos louvá-lo por isso. E Ele não mediu esforços para nós entendermos a ponto de entregar o que mais lhe custava, a saber seu filho unigênito.

Desculpe-me os calvinistas que defendem a tese que Deus criou uns para salvação e outros para a vergonha ou perdição. Eu faço uma pergunta muito simples aos defensores calvinistas.

Ao planejar a constituição familiar com filhos, qual dos filhos biológicos e/ou dos adotivos legais que você irá decidir pelo direito da sua herança e qual vai deserdar? Quais dos filhos vão ser gerados para não terem a oportunidade da herança? E quais não terão o direito?
Certamente você dirá que nenhum deles!! Então? Porque Deus que é Pai e não faz acepção de pessoas o faria?

Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Romanos 8:32 NVI

Em Efésios 1:11-14 vemos a afirmação e confirmação - Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória. Efésios 1:11-14 NVI

Perceba que o autor frisa para louvor da sua glória; ora, a quem será entregue o louvor pela sua graça gloriosa?
Obviamente o próprio Deus não quer se vangloriar dele mesmo, porém, faz questão de nos dar a oportunidade de sabermos que há uma herança gloriosa eterna em Jesus.

Por outro lado, se Deus não busca ser visto como Pai e também não quer receber nenhum louvor, não haveria necessidade de traçar um plano de salvação infalível.
Vamos trazer toda compreensão para a seguinte questão, os calvinistas veem a predestinação como um processo de produção humana autômato.

COMO OS CALVINISTAS VEEM A PREDESTINAÇÃO.

Partem do princípio, creem que Deus traçou um plano para nossa vida e devemos segui-lo sem o direito da escolha. Em outras palavras, somos autômatos, desempenhando um papel previamente estabelecido por Deus.
No sentido bíblico, a predestinação seria o decreto de Deus que possibilita a salvação a todos os que aceitarem a Cristo.

Influenciado por Santo Agostinho e tese de que Deus estabeleceu duas coisas bem definidas e imutáveis, um lote de almas para a salvação e outro lote para destruição. Calvino qualificou como "o terrível decreto de Deus".

Dessa forma, um qualquer do lote para destruição, o predestinado, não teria chance alguma, não haveria esperança ao buscar essa gloriosa graça de Deus.
Já que usamos a expressão autômato, lembra uma linha de produção de um objeto qualquer. Se assim fosse, pergunto sobre uma linha de produção de um carro ou eletroeletrônicos poderíamos escolher ou decidir antecipadamente quais iriam para o mercado de venda e quais sairiam dali diretamente para o lixo?

Muito pelo contrário, são todos testados e estando funcionando vão para as lojas; caso algum no teste de qualidade não funcionar adequadamente, voltará para um setor específico e de certa forma terá a oportunidade de funcionar corretamente.

A minha conclusão dentro dessa simples comparação entendo que o dono da produção que é Deus, escolhe todos para um determinado fim abençoado, mas, se mesmo assim no teste da vida não funcionar, ainda terá uma oportunidade de ser reparado pelo técnico especialista que é Jesus. Os que funcionam perfeitamente como os que não funcionam estão tendo a mesma oportunidade de serem o que efetivamente foram criados.

PREDESTINAÇÃO PARA ALGUNS SE TORNOU DOUTRINA

Acreditando que, alguns foram criados para o bem e a felicidade e de outros para o mal e infelicidade, se torna uma doutrina conciliatória com a misericórdia de Deus com a justiça divina. Provavelmente deve ter surgido em meio as calorosas discussões teológicas do ditos entendidos competentes.

Dessa forma, haveria a necessidade premente de perguntar para um dos defensores dessa esdruxula teoria.

Deus é justo com os que predestina ao mal e misericordioso com os que predestina a salvação?

Vamos buscar na Bíblia o que temos de seguro a respeito disso.

Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: "Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim. Isaías 1:2 NVI

Sião será redimida com justiça, com retidão os que se arrependerem. Mas os rebeldes e os pecadores serão destruídos, e os que abandonam o Senhor perecerão. Isaías 1:27-28 NVI

Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?
De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: "De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas". Romanos 3:3-4 NVI

Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:21-26 NVI

Com as passagens acima citadas de Isaías e Romanos, torna se impossível e incompreensível aceitar essa questão teológica de conciliar misericórdia e justiça. Notem que os versículos pautados acima negam que a misericórdia e a justiça sejam atributos divinos distintos.

Novamente:
Deus é justo com os que predestina ao mal e misericordioso com os que predestina a salvação?

Sinceramente não dá para aceitar que nosso criador, nosso Deus e Pai é metade misericórdia e metade justiça, mas, ao contrário disso Ele é inteiramente misericórdia e justiça.

O QUE PENSO A RESPEITO?

Temos a disposição diversos versículos que vão mostrar o propósito divino de Deus para com sua criação.
Mas, no momento vou conjecturar e compartilhar algo muito simples de fácil compreensão.
Eu creio e aceito a ideia de que Deus nos criou da forma que Paulo relatou em 1 Timóteo. Eu creio piamente que Deus tem um só propósito para sua criação, que todos sejam salvos mesmo sabendo antecipadamente que alguns poderão ou escolherão caminhos de Caim e não de Abel.

Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo. 1 Timóteo 2: 3-6 NVI

Também encontramos um reforço no diálogo de Pedro no livro de Atos, vemos em Tiago e em muitos outros.

Então Pedro começou a falar: "Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo. Atos 10:34-35 NVI

Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo. Tiago 2:1 NVI

Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. Tiago 2:9 NVI

Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois com o Senhor, o nosso Deus, não há injustiça nem parcialidade nem suborno". 2 Crônicas 19:7 NVI

Pois em Deus não há parcialidade. Romanos 2:11 NVI

Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. 1 Pedro 1:17 NVI

Sabendo Deus antecipadamente que muitos poderão se desviar, oferece seu Filho Jesus como solução. Parece-me que Deus cria em Jesus um “Recall” o qual descrevo abaixo.

Um recall – “chamada de volta”, em tradução livre – é o ato de recolhimento do produto por parte da empresa. Isso acontece quando a empresa comprova que um lote ou toda a série dos produtos apresenta falhas que ameacem a segurança dos consumidores. A palavra final da necessidade de recall é dada pelo Ministério Público Federal.

Soa até engraçado e pueril, mas, a expressão “chamada de volta” é o alerta do Papai para sua criação que um lote poderá apresentar defeito por causa de um fato primário tal qual o exemplo do pecado original em Adão.
Foi detectado em um produto o problema e o alerta e oportunidade chega a todos para fazerem o recall gratuitamente. Porém, o proprietário escolhe se quer ou não fazer o recall.

Creio que o comparativo tenha oferecido um certo conforto e tranquilidade se ainda havia um pequeno traço de dúvida se Deus cria alguns para vergonha e perdição.

Qual a diferença em Jesus e o Recall?

Resposta: Recall é uma palavra em inglês utilizada também para definir as convocações feitas pelas montadoras para a realização de reparos, substituição de peças ou mesmo de partes do veículo que possam apresentar risco de defeito e comprometer a segurança dos ocupantes.

De acordo com informações dos órgãos competentes, não há prazo mínimo ou máximo para que o serviço seja feito e a empresa fornecedora é obrigada a manter as peças necessárias à disposição do mercado por tempo indeterminado.
E com Jesus não é diferente, sabendo Deus que a qualquer momento um poderá precisar da oportunidade para mudar, arrepender e ser consertado, mantém em Jesus sem prazo, podendo procura-lo, quando precisar Ele estará pronto para atendê-lo.

AOS LEITORES FIÉIS

Sinceramente, há muito mais o que dizer a respeito da predestinação, mas, não quero encerrar todo conhecimento e nem muito menos tornar enfadonho esse tema de tão grande importância.
Sei e você também sabe que há muito mais a respeito, não desejo ser comparado com renomado teólogo ou um profundo conhecedor bibliográfico; sou apenas um humilde filho ávido por ter mais do céu.

Quero agradecer aos polêmicos e dissertadores doutrinários que querem incutir suas teorias por vezes filosóficas fundamentadas em conclusões visionárias tentando desvendar a mente de Deus. Por conta dos tais, me sinto impelido a buscar no Senhor e em suas palavras imutáveis as respostas primeiramente para mim e depois aos diletos irmãos.

Para esses que rejeitam a simplicidade do evangelho e criam novas doutrinas, aí vai uns versículos para encerrar.

Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso? Jó 11:7 NVI

quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo”. 1 Coríntios 2:16 NVI

Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?  Romanos 11:34 NVI

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6 NVI

Conselho prático – busquem mais em Jesus e menos em conhecer a mente de Deus.

Roberto Polido.


APROVEITE PARA LER OS MAIS LIDOS DO ANO